O que é Marketing Digital?

Por | Social Media na Uníntese |


Você sabe, de fato, o que é Marketing Digital? Essa expressão invadiu nossas vidas de forma tão intensa nos últimos anos que, muitas vezes, nem paramos para refletir ao certo sobre o que se trata.

Na verdade, o Marketing Digital pode ser interpretado de tantas formas que muitas vezes parece até algo subjetivo.

Se você já atua na área e está em busca de uma definição mais clara ou se ainda não sabe do que se trata esse formato de marketing, nós vamos te explicar nesse texto. Fique conosco até o fim e entenda melhor sobre o que é o tão famoso Marketing Digital.

Afinal, o que é Marketing Digital?

O Marketing Digital, em resumo, é a forma com a qual pessoas e empresas promovem produtos e serviços no ambiente virtual. O fato de estarmos conectados – como você e eu estamos agora, nos torna habitantes cada dia mais frequentes do ambiente digital. Naturalmente, a internet tornou-se uma plataforma para fazer negócios. E essa demanda só aumenta ano após ano.

O pai do Marketing moderno, Philip Kotler, explica que trata-se da “atualização do Marketing que compreende a realidade do consumidor conectado, que é aquele que leva em consideração, na sua decisão de compra, informações disponíveis na internet sobre empresas e produtos.”

Como citei antes, as definições de Marketing Digital são bastante amplas, então podemos definir como o conjunto de práticas e estratégias utilizadas para fazer negócios na internet.

Mas engana-se quem acredita que essa nova forma de fazer marketing se resume às empresas. Atualmente, ONG, universidades, órgãos públicos e até mesmo igrejas aderiram ao marketing digital.

Isso porque estar no ambiente digital é hoje a melhor forma de se aproximar do público, de se aproximar das pessoas.

Redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, WhatsApp fazem parte da rotina da grande maioria das pessoas. A partir disso, cada marca estrutura as formas de fazer marketing usando as plataformas digitais.

Formas de fazer marketing digital

O marketing digital é uma atividade com inúmeras possibilidades, e isso permitiu às marcas pequenas serem competitivas e atingir exatamente o público almejado. Em um anúncio, por exemplo, você pode direcionar exatamente a quem vai atingir com o seu conteúdo ou produto.

As marcas também passaram a buscar a maior aproximação possível junto ao consumidor. Essa afinidade se transforma em fidelidade, na presença de uma marca na vida da pessoa. Há quem ofereça a produção de conteúdos gratuitos sobre o ramo no qual atua.

Por exemplo: uma marca de agulhas de tricô pode oferecer um curso gratuito para quem está buscando aprender a tricotar. Desta forma, a marca se consolida na nova prática da pessoa que, ao necessitar de agulhas, provavelmente vá buscar a marca que proporcionou esse novo aprendizado para ela.

Essa prática vem crescendo a cada dia e é chamada de Marketing de Conteúdo. Há também quem produza textos e artigos em blogs das marcas. Neste caso, a ideia é que a marca apareça nas primeiras páginas dos sites de pesquisa, como o Google. Pensando no exemplo das agulhas de tricô, quando alguém buscar “qual a melhor agulha de tricô”, provavelmente encontrará como resposta a marca que tiver produzido melhor conteúdo em seu site.

Mercado de trabalho em Marketing Digital

Se você tem interesse nessa área, temos uma ótima notícia: trabalhar com Marketing Digital está em alta. E o melhor, com ótimos salários e muitas vagas abertas em todo o Brasil.

Especialmente depois da pandemia, a imensa maioria das marcas precisou ir para o ambiente digital. Foi uma questão de sobrevivência para grande parte das empresas, e a busca por especialistas na área tornou-se urgente.

E como trabalhar com marketing digital? O primeiro caminho sobretudo é fazer uma graduação em Marketing. Um curso superior vai permitir ao profissional ter todos os conhecimentos necessários para atuar na área, fazer a diferença dentro das empresas e obter ganhos superiores a 10 mil reais mensais.

Na Faculdade Uníntese, você pode fazer a graduação em Marketing no período de 2 anos. Será o tempo suficiente para aprender os principais conceitos utilizados atualmente e aplicar nos clientes que você atender.

Aliás, você pode trabalhar dentro do departamento de Marketing de uma empresa ou ainda abrir seu negócio e oferecer esse serviço para marcas.

Conclusão

A área de marketing, sobretudo o digital é encantadora e cresce a cada dia. Então, se você está em busca de uma carreira que pode oferecer ótimos ganhos em pouco tempo, talvez seja o melhor caminho atualmente.

Para começar a faculdade de marketing na Uníntese é muito mais simples do que você imagina, sabia?

Aliás, você pode se inscrever agora mesmo e garantir sua vaga num curso que vai mudar o rumo de sua vida profissional. Então, quer saber mais? Por fim, clique neste link e descubra tudo agora mesmo!