Cursos tecnólogos valem a pena? Entenda as vantagens desse formato de graduação

Por | Social Media na Uníntese |


Se você está em busca de um curso superior, já deve ter se perguntando se cursos tecnólogos valem a pena. A resposta objetiva é: SIM!

Neste texto, nós vamos explicar as vantagens de escolher uma graduação tecnológica, e como em pouco tempo você pode obter um diploma universitário, com o mesmo peso de um bacharelado ou licenciatura.

Ficou curioso? Vem conosco descobrir como o tecnólogo é a melhor alternativa do momento para quem busca uma posição de destaque no mercado de trabalho num futuro próximo.

Cursos tecnólogos valem a pena?

Como dissemos no início do texto, cursos tecnólogos valem a pena, sim. E motivos não faltam para você considerar fazer uma graduação tecnológica. Mas antes de seguirmos, vale a pena explicar o que são e qual a origem desse formato de graduação.

Cursos tecnólogos ou tecnológicos configuram um dos três tipos de formação em ensino superior existentes no Brasil, juntamente com licenciatura e bacharelado. As diferenças entre essas modalidades ocorrem sobretudo no tempo de duração e na proposta de formação de cada um.

Bacharelados e licenciaturas, em média, têm 4 a 6 anos de duração. No caso do tecnólogo esse tempo cai para 2 a 3 anos. Isso ocorre pelo fato de o tecnólogo ser mais focado em aspectos práticos de cada profissão, com menos parte teórica.

Confira exemplos de cursos de cada modalidade:

Bacharelado: Direito, Administração, Engenharia Civil, Medicina, Ciências Contábeis

Licenciatura: Letras, Pedagogia, Química, Educação Física, História

Tecnólogo: Gestão Financeira, Marketing, Gestão Comercial, Gestão de TI, Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

5 vantagens dos cursos tecnólogos

– Tempo do curso

Um curso tecnólogo leva menos tempo até a conclusão. Geralmente alguém que faz uma graduação tecnológica se forma em 2 anos. Depois desse período, será possível ir atrás daquele emprego que sempre sonhou ou ainda seguir os estudos, com pós-graduação.

– Possibilidade de fazer pós-graduação

Imagine você começando a graduação hoje e daqui apenas 2 anos já ingressar em uma pós-graduação. Quem opta pelo tecnólogo tem essa vantagem. É bem provável que com o tempo que levaria para fazer um bacharelado ou licenciatura você já terá graduação e pós-graduação, chegando com alto grau de conhecimento no mercado de trabalho. Ou, se preferir, é a porta de entrada para o universo da pesquisa acadêmica.

– Rápida inserção no mercado de trabalho

Uma característica dos tecnólogos está na oferta de cursos que atendam às necessidades do mercado de trabalho. Por isso, é muito comum que os estudantes já saiam da graduação empregados. Áreas como Marketing, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Comercial, por exemplo, têm milhares de postos de trabalho abertos diariamente em todo o Brasil. E o mais impressionante é que em grande parte dos casos as vagas não são preenchidas.

– Flexibilidade

Optar por um curso tecnólogo EAD significa, na maioria dos casos, a possibilidade de fazer a graduação no seu ritmo, nos horários que você escolher. Muitas pessoas no passado tiveram que abrir mão da faculdade para seguirem trabalhando ou cuidarem da família. Hoje em dia isso não precisa mais acontecer. A flexibilidade de horários é um diferencial espetacular dos tecnólogos EaD.

– Menor custo

As mensalidades de cursos tecnólogos EaD costumam ser mais baratas do que dos presenciais. Mas a economia não termina aí. Fazendo a faculdade em casa, você deixa de gastar com transporte, alimentação e materiais como xerox, por exemplo.

Tecnólogo com ênfase em algum assunto específico

Além das vantagens mencionadas acima, que escolhe por fazer um curso tecnólogo na Faculdade Unítese ainda tem a oportunidade de fazer uma ênfase dentro de algum assunto da preferência do estudante.

Isso significa que o estudante terá a oportunidade de escolher um tem e aprofundar seus estudos a ponto de sair da graduação com o conhecimento de um expert. Quem opta por uma ênfase na graduação tem mais chances de dar resultados espetaculares por onde passar.

Empregabilidade e salário

Pessoas com ensino superior no Brasil ganham mais do que o dobro do que aquelas que têm apenas o ensino médio. Os cursos tecnólogos suprem a lacuna de uma formação mais voltada às necessidades das empresas, permitindo aos empregadores terem pessoas mais qualificadas em seus times. Para os profissionais, é a chance de em pouco tempo ocuparem postos chaves dentro de empresas.

Acreditamos que a formação acadêmica é sem dúvida o melhor caminho para quem tem expectativa de uma vida melhor no futuro. Dessa forma, optar por um curso tecnólogo vale muito a pena, sim!

É a chance que milhares de pessoas têm de fazerem faculdade sobretudo sem prejudicar no trabalho ou na rotina de casa. E o melhor: com a possibilidade de em 2 anos já estarem, de fato, atuando dentro das empresas, com ótimos salários.

Por fim, você quer saber a relação completa de cursos tecnólogos da Faculdade Uníntese? Então, clique neste link e descubra agora como fazer sua matrícula hoje mesmo.