5 dicas para sair da Zona de Conforto e dar uma guinada em sua vida!

Por | Social Media na Uníntese |


Você já deve ter ouvido sobre o que é zona de conforto, não é mesmo?

Talvez, você inclusive esteja nela e nem saiba.  Acontece que a zona de conforto afeta a maioria de nós de forma silenciosa, quase imperceptível e, em grande parte dos casos, causa prejuízos, especialmente na vida profissional.

Acompanhe esse texto até o fim e entenda o que é necessário para evitar a zona de conforto e, caso você esteja nela, o que precisa fazer para sair dessa situação.

O que é Zona de Conforto?

Na definição do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), zona de conforto “refere-se a uma série de pensamentos e comportamentos que não provocam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. Uma pessoa que está na zona de conforto realiza apenas as coisas que lhe trazem resultados satisfatórios, limitando-se a uma falsa sensação de segurança que impede a superação e a evolução”.

Você deve estar se perguntando, nesse momento: “ué, mas não ter medo, nem ansiedade e não correr risco não é uma coisa boa?”

A resposta é: depende da circunstância e do contexto.

Quando estamos falando de nossa família, realmente não queremos sentir medo, tampouco ansiedade ou correr riscos.

Entretanto, na vida profissional, a estabilidade excessiva pode gerar prejuízos na carreira.

Propomos um exercício, de responder às seguintes perguntas:

– Você é feliz no atual trabalho?

– Você está satisfeito com seu salário?

– O que você está fazendo atualmente para mudar essa situação?

Se as 3 respostas forem “não – não – nada”, temos que informar de que você se encontra em uma zona de conforto e precisa fazer algo que reverta esse quadro.

Como sair da Zona de Conforto?

Quando identificamos que estamos na zona de conforto, temos que mudar. Daí entramos num outro aspecto, que varia entre as pessoas: será que estamos abertos a mudanças?

O ritmo individual de cada pessoa deve ser respeitado, já que umas conseguem mudar radicalmente em pouco tempo, enquanto outras precisam de mais tempo para se adaptarem ao novo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para sair da zona de conforto que servem para a grande maioria das pessoas.

– Estabeleça metas realistas

Quer mudar de vida profissional? Ter um emprego melhor? Ganhar mais? Quais seus objetivos? Estabeleça metas e prazos para atingir esses objetivos.

Se está nos seus planos obter um emprego melhor este ano, trabalhe para isso acontecer até dezembro, por exemplo. Ter um prazo com o objetivo claro torna o percurso até sua conquista mais fácil.

Se, ao final do período estabelecido, o objetivo não for atingido, tente entender o porquê de não ter acontecido como você esperava e refaça o plano, já entendendo o que funcionou e o que não ocorreu conforme o planejado.

– Construa um caminho para mudar de vida e carreira

A partir do momento em que você estabelece uma meta, precisa traçar um caminho para atingir os objetivos estabelecidos. Ainda no caso de buscar um novo emprego, construir esse caminho até o obter a oportunidade dos sonhos passa por fazer um currículo, criar um LinkedIn, estabelecer contatos profissionais, inscrever-se em processos seletivos.

Pesquise empresas com as quais tem afinidade, faça buscas em sites de vagas, etc.

Nesse caso, é importante estabelecer uma rotina de envio de currículos, pesquisa de quem está contratando. Essa construção de percurso e entendimento do que é necessário para sair da zona de conforto é fundamental para que a mudança seja alcançada.

– Seja uma pessoa com foco

Estabelecer metas e estipular um caminho para alcançar seus objetivos só vai funcionar se você tiver foco. Percebeu que as dicas que demos até aqui se relacionam entre si?

Por isso, ser uma pessoa focada é imprescindível dentro desse processo. 

Se você vai enviar currículos, mantenha uma constância, pesquise melhores lugares para trabalhar, seja perseverante no propósito. Essa rotina positiva vai te dar ainda mais confiança para sair da zona de conforto.

– Pense positivo e tenha autoconfiança

De acordo com um provérbio chinês, “Neste mundo não existe nenhuma tarefa impossível, se existe persistência”.

E é nisso que você tem que se guiar quando estabelece uma meta para mudanças e saída da zona de conforto. Acreditar que vai conquistar o que deseja já é meio caminho andado para obter sucesso. Em casos de quando o desânimo se instala – o que também é normal, respire fundo, assista a um filme, faça uma atividade que lhe dá prazer, busque inspiração e retome de onde parou na construção do seu objetivo.

Aliás, esses momentos tornam as conquistas ainda mais bonitas e dignas de serem comemoradas, celebradas!

– Invista numa graduação

Se você entende que precisa de uma mudança significativa em sua vida, optar por uma graduação é o melhor investimento que pode fazer. Uma nova carreira abre um universo de possibilidades, desde o emprego dos sonhos até o salário que você merece e que permita uma vida melhor para sua família.

Áreas como Marketing, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de TI, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Processos Gerenciais oferecem ótimas oportunidades, e contam com graduações EaD, de apenas 2 anos de duração.

Imagine estudar no seu tempo, respeitando sua rotina e dentro de apenas 2 anos já estar pronto para concorrer a vagas que oferecem salários superiores a 10 mil reais!

Conclusão

A zona de conforto é muito mais comum do que imaginamos, tanto que, na maioria das vezes, nem percebemos que estamos nela.

Mas, se você se identificou com o que está nesse texto, que tal mudar a atitude e dar uma guinada de 180 graus em sua vida e carreira?

Seguindo esses passos, temos certeza de que sua carreira passará por uma mudança significativa, para melhor.

E quer saber? Não existe faixa etária para mudar e sair da zona de conforto!

Algumas mudanças demoram um pouco a acontecer, pois são fruto de uma preparação e construção, mas algumas atitudes você pode adotar hoje mesmo.

Aliás, sabia que você pode fazer sua inscrição para a graduação agora mesmo e começar a faculdade muito antes que imagina?

Clique aqui e descubra como é simples fazer um curso cujos salários para os profissionais superam os 10 mil reais.

Uma nova vida repleta de realizações espera por você!

Vamos nessa?