A importância do LinkedIn para conseguir ótimas oportunidades profissionais

Por | Social Media na Uníntese |


Você já parou para pensar sobre a importância do LinkedIn em seus rumos profissionais? Essa rede social tem centenas de milhões de usuários em todo o mundo, com um objetivo em comum: estabelecer um networking que possa render ótimas oportunidades profissionais.

Acompanhe esse texto e vamos te mostrar por que você precisa ter um LinkedIn atualizado constantemente.

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, com 740 milhões de usuários. A empresa tem como diferencial a possibilidade de as pessoas poderem estabelecer conexões e relacionamentos no âmbito profissional. A rede foi criada em 2002, nos Estados Unidos, e, após atingir um sucesso astronômico, foi adquirido pela Microsoft, em 2016, pela quantia de 26 bilhões de dólares.

No LinkedIn, os usuários podem manter seus currículos atualizados com frequência, compartilhar materiais interessantes dentro do ramo em que atuam, além de estabelecer conexões profissionais, que podem resultar em oportunidades de trabalho.

Para as empresas, o LinkedIn serve como uma ótima ferramenta de recrutamento e análise de profissionais que possam preencher exatamente o perfil desejado em uma seleção.

Grande parte dos processos seletivos atuais acontecem pelo LinkedIn.

Deu para entender agora o porquê de você ter que ter um perfil no LinkedIn e incluir essa rede social em sua vida hoje mesmo?

Como criar um perfil no Linkedin?

Para criar um perfil no LinkedIn, basta reservar alguns minutos e seguir esses passos:

  1. Acesse a página de acesso da conta do LinkedIn.
  2. Digite seu nome, sobrenome, e-mail e uma senha.
  3. Clique em Cadastre-se agora.
  4. Conclua todas as etapas adicionais solicitadas.

Pronto, agora é começar a usar, buscar conexões que você julgue importante, seguir empresas do seu segmento e se manter ativo, de preferência com pelo menos alguns minutos por dia. O LinkedIn também é uma ótima fonte de informação do mundo de negócios, inovação e notícias do ambiente corporativo.

Já fica a dica: dê preferência a compartilhar conteúdo relevante do ponto de vista profissional, como textos, artigos e materiais que possam chamar a atenção de empresas e colegas de profissão. As fotos do seu cachorrinho, da balada com os amigos ou da ida à praia deixe para outras redes sociais, como Instagram e Facebook.

É possível encontrar bons empregos no LinkedIn?

Todos os dias, milhares de vagas são criadas e disponibilizadas no LinkedIn, nas mais variadas áreas e profissões. Basta pesquisar no campo de pesquisa pelo cargo ou profissão que você atua ou pretende ingressar. Em grande parte dos casos, são ofertadas muitas oportunidades. O que você também pode fazer é salvar quais as vagas mais o interessam. Dessa forma, o próprio LinkedIn se encarrega de enviar notificações sobre oportunidades que mais combinam com você.

A importância do LinkedIn em sua vida profissional

Em alguns parágrafos você já pode entender sobre a importância de criar um perfil no LinkedIn, usando uma foto que cause boa impressão. É fundamental que você deixe claro no perfil a sua área de atuação, inclua formação e experiências profissionais.

Tudo isso é fundamental para ter um LinkedIn atraente, especialmente se a sua intenção é prosperar na carreira.

Temos certeza de que se você estiver pronto para ótimas oportunidades, mantiver um perfil atualizado e buscar conexões em sua área, quando menos esperar, será chamado para processos seletivos.

E sua formação acadêmica, como está? Já pensou em fazer uma graduação totalmente on-line, sem sair de casa, em apenas 2 anos, num curso autorizado pelo MEC? E o mais: nas áreas com melhores oportunidades dos dias atuais?

Conheça agora mesmo os cursos da área de Gestão da Faculdade Uníntese e se prepare para ser um profissional disputado pelas empresas.