Por que as Soft Skills são indispensáveis para o profissional do futuro?

Por | Social Media na Uníntese |


Você sabe o que são soft skills? Se ainda não, nós vamos te explicar neste texto o porquê de você ter que levá-las em consideração se o seu objetivo é ter uma carreira de sucesso.

No caso de você não saber exatamente do que estamos falando, vale a pena acompanhar este texto e entender de uma vez por todas o quanto as soft skills podem ser determinantes para conseguir um ótimo emprego ou até mesmo promoção na empresa onde trabalha.

O que são Soft Skills?

Soft Skills é uma expressão que se for traduzida literalmente do inglês significa “habilidades suaves”. No entanto, na prática, dentro do ambiente empresarial, trata-se de uma série de habilidades comportamentais. Enquanto as Hard Skills são as habilidades técnicas de uma determinada profissão, as Soft Skills dizem respeito a competências como capacidade de comunicação, liderança, responsabilidade, organização, entre outras.

Qual a importância de desenvolver habilidades comportamentais?

Imagine um cenário dentro de uma empresa em que duas pessoas desempenham a mesma função. O gestor pode promover uma delas, e ambas têm ótimo conhecimento técnico da área (hard skills), mas uma tem ótima relação com a equipe, apresenta soluções e tem comunicação eficiente (soft skills). Já a outra pessoa perde muito tempo reclamando do trabalho, não tem bom relacionamento com os colegas e apresenta dificuldades em se comunicar.

Quem você acha que será promovido? Provavelmente, a pessoa que apresenta um comportamento mais alinhado às necessidades da empresa.

Entendeu por que as soft skills são diferenciais nos dias de hoje?

De acordo com site de recrutamento Gupy, essas são as 10 das Soft Skills mais desejadas nos profissionais. São todas habilidades que podemos desenvolver e incorporar com o tempo:

1 – Princípios éticos;

2 – Confiança;

3 – Atitude positiva;

4 – Motivação;

5 – Trabalho em equipe;

6 – Organização e gestão do tempo;

7 – Capacidade de trabalhar sob pressão;

8 – Comunicação;

9- Flexibilidade;

10 – Segurança.

Segundo o site CareerBuilder em um estudo, 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas. 

Como desenvolver essas habilidades?

Conforme dissemos anteriormente, as habilidades comportamentais são incorporadas aos poucos, e por isso, precisamos entendê-las como um processo contínuo de evolução. No entanto, algumas dicas são importantes para trazer a cultura das soft skills para sua vida.

1 – Busque constantemente o conhecimento

Num mundo onde as coisas mudam rapidamente, não é difícil ficarmos desatualizados em nossas áreas de atuação. Isso acaba gerando ansiedade e insatisfação no profissional. Para evitar que isso aconteça, busque constantemente o conhecimento, atualização. Dessa forma, você se mantém motivado na profissão e na execução de tarefas desafiadoras.

2 – Tenha disciplina e busque a organização

Pessoas disciplinadas e organizadas tendem todavia a obter mais sucesso quando desempenham tarefas. Se você tem dificuldade em manter uma rotina organizada, comece portanto aos poucos, listando as atividades que precisa desempenhar. Estabelecendo assim um prazo para a conclusão. Você perceberá que, em seguida, em pouco tempo, estará incorporando a disciplina na rotina, mais do que imagina.

3 – Aprenda a escutar o que os outros têm a dizer

A chave do sucesso de muita gente está na troca de conhecimentos, de escutar o que outras pessoas têm a dizer. A habilidade de entender a perspectiva dos colegas é sobretudo muito enriquecedora e nos torna mais próximos de uma das soft skills mais valorizadas: o espírito de equipe. Sem dizer que muitas vezes, um colega tem a solução para um problema que você eventualmente possa estar enfrentando.

Em conclusão, ser uma pessoa de fácil acesso e comunicação fluída pode ser um diferencial incrível no trabalho e na vida!