Popó X Bam Bam: Treta real ou Marketing genial?

Por | Social Media na Uníntese |

Tags: , , , , , , , , ,

No último sábado, o mundo dos esportes e do entretenimento se voltou para o evento "Fight Music Show 4" para assistir o confronto entre Acelino Freitas, mais conhecido como Popó, e Kleber Pedra, apelidado de Bambam.

Isso por que durante quase um ano, as redes sociais foram palco de uma série de alfinetadas e provocações entre os dois. Elevando assim as expectativas e gerando debates sobre a natureza dessa rivalidade.

Mas após ambos aparecerem abraçados depois da luta, mesmo com Popó deixando claro que não queria a amizade de Bambam. Aí o público começou a se perguntar se foi uma treta real ou apenas estávamos diante de uma estratégia de marketing bem executada.

Quem é Popó?

Acelino Freitas, mais conhecido como Popó, é um é um pugilista brasileiro tetracampeão mundial de boxe e supercampeão mundial unificado. Apelidado de "Mão de Pedra",...

Deseja ler mais sobre este conteúdo? Clique no botão abaixo

No último sábado, o mundo dos esportes e do entretenimento se voltou para o evento “Fight Music Show 4” para assistir o confronto entre Acelino Freitas, mais conhecido como Popó, e Kleber Pedra, apelidado de Bambam.

Isso por que durante quase um ano, as redes sociais foram palco de uma série de alfinetadas e provocações entre os dois. Elevando assim as expectativas e gerando debates sobre a natureza dessa rivalidade.

Mas após ambos aparecerem abraçados depois da luta, mesmo com Popó deixando claro que não queria a amizade de Bambam. Aí o público começou a se perguntar se foi uma treta real ou apenas estávamos diante de uma estratégia de marketing bem executada.

Quem é Popó?

Acelino Freitas, mais conhecido como Popó, é um é um pugilista brasileiro tetracampeão mundial de boxe e supercampeão mundial unificado. Apelidado de “Mão de Pedra”, é reconhecido internacionalmente como “Estrela do Nocaute” pela sequência de 29 vitórias por nocaute consecutivas — uma das mais longas na história do boxe.

É tetracampeão em duas categorias: super-pena e leve. Além disso, também é o brasileiro que mais conquistou títulos mundiais na história do boxe, tendo títulos nas quatro principais organizações do mundo: WBO, WBA, WBC e IBF.

Acelino Freitas

Em 2017, após 22 anos de carreira no boxe profissional, fez sua luta oficial de despedida. Ele ainda tem um cartel de 41 vitórias em 43 lutas, sendo 34 delas vencidas por nocaute, com apenas duas derrotas e nenhum empate.

Após completar quatro anos de aposentadoria do boxe profissional, Popó foi indicado ao Hall da Fama mundial do boxe no final de 2021.

Quem é Bam Bam?

Kleber de Paula Pedra, apelidado de Bambam, é um fisiculturista, ator e influencer. Ele ganhou notoriedade nacional após participar da primeira temporada do reality show Big Brother Brasil, onde foi campeão com 68% dos votos.

Após deixar o programa, trabalhou como ator na TV Globo, participando do seriado A Turma do Didi. Ele também posou nu para a revista G Magazine em janeiro de 2007. Além disso, em 2013, foi convidado a participar do BBB novamente, mas desistiu e deixou a casa depois de cinco dias.

Bam Bam

Em maio de 2018, decidiu se mudar para os Estados Unidos para seguir carreira como fisiculturista, e três meses depois, venceu o campeonato de fisiculturismo que foi realizado em Las Vegas.

Representando o Brasil, Bambam levantou um peso de mais de 100 kg, competiu com atletas de vários países. Assim, ele levou a melhor na categoria Master (mais de 35 anos) e ainda ficou com o terceiro lugar na categoria Sênior.

O início da treta

A rixa entre os dois começou há cerca de um ano. Mas inicialmente era para o confronto ser entre Popó e Naldo, no entanto, o cantor abriu mão da luta justificando que teria muito show e não teria como treinar para a luta e ensaiar para os shows ao mesmo tempo, outro argumento foi que os organizadores do evento não cumpriram com os valores combinados e por isso ele recusou as negociações. 

Assim, com o intuito de comprar a briga de Naldo, Bambam começou a provocar Popó para chamar a atenção do tetracampeão, o que não passou despercebido pelo lutador.

Outro motivo, segundo noticiários, Bambam teria chamado Popó para fazer um podcast, mas não obteve resposta. Como o ex-BBB é uma explosão, ele costuma ser reconhecido por ter reações exageradas diante de situações consideradas pequenas. 

Portanto, pode-se considerar que todo esse desafeto entre as personalidades teve origem em uma antiga amizade, uma intenção de compra de briga e um convite não correspondido por Popó. Ao não responder sobre a criação de um podcast em conjunto com o campeão da primeira edição do BBB, Popó gerou a indignação de Bambam.

Provocações

Dessa forma, Bambam começou a desafiar a lenda do boxe nacional. Inclusive, o ex-BBB disse que Popó estava fora de forma e fez outras críticas falando que o rival estava “gordinho”.

Popó levou para o lado pessoal e também revidou as ofensas, enfrentando Kleber Bambam. No entanto, a luta não aconteceu de imediato, e o ex-pugilista encarou Jr Dublê antes. Na coletiva desta luta, irritado com as provocações de Bambam da plateia, Popó partiu para cima do ex-BBB e teve que ser contido. No entanto, mais tarde Bambam se pronunciou nas redes sociais sobre o ocorrido, confira:

Ao ser questionado sobre a rivalidade com Bambam, Popó fez a seguinte declaração: “Quando ele mostrou que ele era o cara mais chato do Brasil. Quando ele se declarou um cara chato, não só eu, como o Brasil todo, quer entrar na minha luta e bater nele. Ele não foi só contra mim, foi contra todos os lutadores, todos os esportistas brasileiros que gostam do esporte. Quando você faz um desafio que é uma coisa respeitosa, mas quando você passa dos limites… foi o que ele fez, passou de todos os limites de mentira, de acusação, de tudo, até de chorar por causa de ventilador.”, disse Popó em uma coletiva de imprensa.

A luta

A luta entre Acelino Popó Freitas e Kleber Bambam, no evento Fight Music Show 4, foi o combate mais aguardados do evento. Pois atraiu grande atenção do público devido à rivalidade e ao contraste de carreiras entre os dois competidores. O embate, que ocorreu neste sábado (24), foi marcado pela brevidade e intensidade, culminando na vitória de Popó por nocaute técnico em apenas 36 segundos. Confira:

Pós-luta

Ao que parecia, a rivalidade entre Popó e Bambam iria continuar por muito tempo, isso por que mesmo após sua vitória no confronto, Popó não esqueceu do “trash talk” do ex-BBB. Tanto que em seu discurso de vitória Popó disse que reconhece que a capacidade de marketing e de promoção de Bambam é diferenciada, sendo responsável por elevar o patamar do duelo, mas não seria seu amigo.

Vale pontuar que o ex-campeão de boxe também foi provocado por Pelé Landy e Junior Dublê, mas classificou Bambam como o rival que mais lhe incomodou por conta de seu constante e pesado ‘trash talk’ que, inclusive, julgou ser desrespeitoso em relação ao esporte. Sem esconder o incômodo com os ataques pré-luta do desafeto, Popó garante que, após o combate, não deseja ter qualquer tipo de proximidade com o mesmo.

Já Bambam se pronunciou nas redes sociais falando que estava bem e que estava muito feliz por tudo que aconteceu. Mas a partir de agora era bola para frente, e também anunciou que agora quer um oponente internacional.

Foi tudo Marketing?

Após todo a repercussão antes, durante e após a luta, incluindo a fala de Popó afirmando que não queria a amizade de Bambam, os dois apareceram juntos em um vídeo publicado nas redes sociais do ex-BBB, fazendo o público questionar se tudo não passou de Marketing de ambas as partes, confira o vídeo:

Mas qual a razão da dúvida? Bom, todas as provocações feitas nas redes sociais movimentaram discussões e, por conseguinte, uma explosão algorítmica tão forte que determinou que a luta furasse a bolha e atingisse quem, sequer, gosta do esporte… ou ao menos não gostava.

Toda essa movimentação chamou a atenção do público, pois a busca pela atenção é o maior ativo da atualidade digital. É por essa razão que muitos influencers tentam de tudo para atingir corações e mentes com aquilo que não é trivial, está agendado ou desperta a movimentação das pessoas. E foi justamente essa estratégia que ambos utilizaram.

O que eles ganham com isso?

Ambos ganharam mais de 2 milhões de seguidores em suas redes sociais com toda a movimentação do confronto. Além disso, só o valor do cachê recebido pelo ex-BBB vale mais do que o que ele ganhou no reality show da TV Globo. O atleta também lucrou ao receber uma quantia milionária pela vitória.

Assim, Popó faturou R$5 milhões, enquanto Bambam levou cerca de R$6 milhões como prêmio pela participação, somando patrocinadores pessoais e a grana gerada pelo evento de boxe.

Bambam falou também sobre as empresas que o apoiam, o que também rende um bom dinheiro: “Eu tenho patrocínios internacionais, dos quais eu sou garoto propaganda, e a Nike será minha patrocinadora. É mundialmente agora, a brincadeira mudou.”

Mas e aí? Na sua opinião os rivais realmente fizeram as pazes ou tudo não passou de uma boa estratégia de Marketing?