O que faz um Social Media?

Por | Social Media na Uníntese |


Você sabe o que faz um social media? Essa profissão ganhou muito destaque nos últimos anos e tornou-se fundamental dentro das empresas.

E o melhor: com alta empregabilidade e vagas sendo abertas todos os dias em todo o país.

Então, se você gosta de internet e está procurando uma profissão com o mercado aquecido, leia esse texto até o fim.

Afinal, quem não quer trabalhar num segmento que está em alta, não é mesmo?

O que é um Social Media?

Antes de entrarmos nos detalhes sobre a profissão, vale explicar o que é um Social Media. Esse profissional é o responsável por planejar e executar conteúdos em redes sociais. Muita gente também chama a profissão de Analista de Redes Sociais.

Se num passado recente, muita gente ainda tinha certo receio quanto ao papel do Social Media. Inclusive, as pessoas achavam que “postar na internet” não era exatamente uma profissão.

Mas o cenário mudou tanto, que hoje em dia bons profissionais chegam a ganhar mais de 10 mil reais por mês para cuidarem de contas de empresas. Quando falamos em contas, aliás, estamos nos referindo às páginas no Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, etc.

Hoje em dia, 58,4% da população mundial usa ao menos uma rede social. Isso totaliza mais de 4,6 bilhões de pessoas. E com isso, a produção de conteúdo, especialmente fotos, vídeos e infográficos, tornou-se uma responsabilidade imensa. Para muitas empresas – inclusive de grande porte, as redes sociais são a principal ferramenta de comunicação para com o público e consumidores.

Mas afinal, o que faz um Social Media?

Com a chegada da pandemia, em 2020, muitas empresas precisaram migrar para o ambiente virtual. Isso acelerou a procura por profissionais que pudessem melhorar a relação das marcas junto aos seus públicos.

Houve empresas que já dedicavam uma fatia do faturamento no investimento em marketing e redes sociais. No entanto, milhares de empresas não acreditavam no formato on-line e acabaram tendo que migrar às pressas para o marketing nas redes sociais. Algumas com sucesso, outras nem tanto.

A verdade é que as redes sociais são uma poderosa ferramenta de marketing, responsáveis por bilhões de dólares todos os anos em negócios realizados.

O social media tem como atribuições pesquisar as principais tendências, adaptar à linguagem de uma marca, planejar o conteúdo e executá-lo, fazendo as publicações nas redes. Também é esse profissional que acompanha o desempenho dos posts (número de curtidas, compartilhamentos, comentários, etc.).

Aliás, a análise posterior às publicações é que ajuda o profissional de social media a pensar nos novos conteúdos. 

Um conteúdo que viraliza – ou seja, que é compartilhado por milhares de pessoas, pode elevar o status de uma marca do anonimato à fama da noite para o dia.

Isso explica o porquê de tantas marcas estarem investindo em bons profissionais de Social Media. Estar presente com conteúdo relevante para nas redes sociais não é mais uma opção, e sim uma necessidade de sobrevivência para as empresas os dias de hoje.

Como faço para ser um Social Media?

Não há uma obrigatoriedade de formação para ser Social Media no Brasil. No entanto, os profissionais mais bem sucedidos são aqueles que têm formação, sobretudo na área de Marketing. Também é comum que pessoas formadas em Publicidade, Design e Jornalismo trabalhem como Social Media.

Um bom social media é aquele que tem entre suas aptidões o gosto por comunicação, foto, vídeo, design, produção de textos e análise de desempenho.

Essa série de habilidades derruba a visão equivocada de que o Social Media é uma mera figura que faz posts na internet. Saiba que para cada publicação nas redes, há muita pesquisa, busca por referências e análise de cada elemento que compõe um post (imagem, texto, horário, etc).

A Faculdade Uníntese tem o curso de graduação em Marketing. Com 2 anos de duração, oferece ao estudante um conteúdo rico e vasto, capaz de tornar o profissional alguém apto a concorrer às principais vagas na área de Marketing.

Além disso, o curso tem como principal diferencial a possibilidade de o estudante fazer uma ênfase em Social Media. Ou seja: o estudante sai da graduação já com o conhecimento de um expert na área.

Formas de ingresso no curso de Marketing

Para ingressar no curso de graduação em Marketing da Faculdade Uníntese, você pode fazer o vestibular on-line, sem precisar sair de casa. Mas também é possível entrar com a nota do ENEM, através de transferência de outra instituição. Portadores de diplomas universitários entram sem precisar fazer processo seletivo.

Na página do curso, você pode sanar todas as dúvidas e assim já fazer a sua inscrição ainda hoje. Grandes transformações requerem sobretudo a tomada de atitudes. Por fim, se você sonha em ser Social Media e agora já sabe as principais atribuições desse profissional, seu lugar é no curso de graduação em Marketing da Faculdade Uníntese.