O que a Copa nos ensina sobre o Marketing?
A Copa do Mundo tem o poder de unir as pessoas e juntar o mundo todo para torcer, vibrar e se emocionar com as partidas de futebol. Mas você já parou para pensar no que a Copa nos ensina sobre o Marketing? Pois é, um evento desse porte atrai o olhar de todos e logo torna-se uma oportunidade única para ações de Marketing. Então, confira o que a Copa tem a nos ensina sobre o Marketing!
Uma oportunidade para o Marketing
Quem entende de Marketing utiliza a Copa do Mundo ao seu favor. Isso porque, as empresas conseguem aproveitar a Copa para fazer publicidade de suas marcas.
Dessa forma, você aluno ou profissional de Marketing pode também utilizar esse período para observar e aprender com as campanhas e ações dessas empresas durante o período da Copa.
Você sabia? O Marketing esportivo é a área que tem como objetivo criar negócios e atrair clientes para empresas inseridas no universo do esporte. Além disso, de acordo com um estudo de 2018 da Sports...
Deseja ler mais sobre este conteúdo? Clique no botão abaixo
A Copa do Mundo tem o poder de unir as pessoas e juntar o mundo todo para torcer, vibrar e se emocionar com as partidas de futebol. Mas você já parou para pensar no que a Copa nos ensina sobre o Marketing? Pois é, um evento desse porte atrai o olhar de todos e logo torna-se uma oportunidade única para ações de Marketing. Então, confira o que a Copa tem a nos ensina sobre o Marketing!
Uma oportunidade para o Marketing
Quem entende de Marketing utiliza a Copa do Mundo ao seu favor. Isso porque, as empresas conseguem aproveitar a Copa para fazer publicidade de suas marcas.
Dessa forma, você aluno ou profissional de Marketing pode também utilizar esse período para observar e aprender com as campanhas e ações dessas empresas durante o período da Copa.
Você sabia? O Marketing esportivo é a área que tem como objetivo criar negócios e atrair clientes para empresas inseridas no universo do esporte. Além disso, de acordo com um estudo de 2018 da Sports Value, o mercado de marketing esportivo movimenta cerca de 200 bilhões de reais por ano.
Estratégias de Marketing durante a Copa
Agora vamos falar sobre as estratégias mais comuns de Marketing durante eventos esportivos, como a Copa do Mundo. Confira!
Patrocínio
Uma das principais estratégias de Marketing em eventos esportivos com certeza é o patrocínio. Mas afinal, o que é isso? Patrocínio é quando alguma empresa ou marca auxiliam financeiramente um time ou um atleta em troca de uma propaganda. Alguns exemplos desta ação são as camisetas de times, placas, banners e comerciais na TV ou Internet, por exemplo.
Produção de conteúdo
Por outro lado, uma das estratégias mais eficientes e atuais é a produção de conteúdo para a Internet. Nós sabemos que as redes sociais tornaram-se plataformas fortes de transmissão de conteúdos, ideias e valores e que vem superando as mídias tradicionais. Por isso, uma estratégia de Marketing voltada para a criação de posts nas redes sociais, artigos em blogs, entre outros, pode atrair tráfego para o seu site e desse modo, atrair mais clientes e assim, aumentar o seu número de vendas. Além disso, através do Marketing Digital é possível criar um vínculo com o cliente que antes não existia, por meio de uma comunicação instantânea entre marca e consumidor.
Licenciamento
Outra estratégia comum dentro do Marketing Esportivo é o licenciamento. De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), o licenciamento de marca é um contrato que permite a utilização de determinadas imagens, marcas e itens de propriedade intelectual com o fim de comercialização de produtos. Desse modo, as marcas usam seu nome e imagem como responsável pela venda de produtos e serviços que sejam de pertencimento de atletas ou entidades esportivas.
Anúncios em estádios
Por fim, mas não menos importante, temos os famosos anúncios em estádios, que aumentam a visibilidade das marcas. Essa estratégia de Marketing é simples, mas valiosa. Durante os jogos da Copa temos visto inúmeros anúncios de marcas patrocinadoras e isso inegavelmente nos influencia positivamente sobre essas marcas.
Desse modo, trazendo para a realidade de comerciantes locais, existem inúmeras outras estratégias utilizadas, como as decorações com a temática da copa, a colocação de telões para que o público acompanhe os jogos e consuma mais em bares e restaurantes. Enfim, são inúmeras as possibilidades para quem sabe aproveitar e analisar esse momento de forma estratégica.
Quer aprender mais sobre estratégias de Marketing e tornar-se um profissional competente na área? Então cadastre-se abaixo.