Batalha de gigantes: Moto Razr 40 Ultra X Galaxy Z Flip 5

Por | Social Media na Uníntese |

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Moto Razr 40 Ultra, da Motorola, e Galaxy Z Flip 5, da Samsung, são os mais novos celulares da nova geração na categoria dos dobráveis.

Ambas as marcas investiram pesado para capturar a atenção do consumidor, chegando a utilizar famosas como Gloria Groove e Anitta. 

Se você entrar em qualquer meio de comunicação, a chance de você se deparar  com alguma publicidade de um desses dispositivos é bem alta. Por essa razão, é dito que o Brasil atualmente se encontra em uma batalha de gigantes. 

Batalha de gigantes

De um lado, temos a Motorola, que anunciou a linha Razr 40 em junho com direito a clipe da Gloria Groove inspirado nos anos 2000. E de outro, temos a Samsung que convidou a Anitta  para promover seu recém-lançado Galaxy Z Flip 5.

Estratégia da Motorola

A propaganda realizada pela Motorola foi ressuscitar o hit dos anos 2000 Oops! I did it again, onde temos Gloria Groove fazendo um cover da música enquanto faz referências ao início do...

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Moto Razr 40 Ultra, da Motorola, e Galaxy Z Flip 5, da Samsung, são os mais novos celulares da nova geração na categoria dos dobráveis.

Ambas as marcas investiram pesado para capturar a atenção do consumidor, chegando a utilizar famosas como Gloria Groove e Anitta. 

Se você entrar em qualquer meio de comunicação, a chance de você se deparar  com alguma publicidade de um desses dispositivos é bem alta. Por essa razão, é dito que o Brasil atualmente se encontra em uma batalha de gigantes. 

Batalha de gigantes

De um lado, temos a Motorola, que anunciou a linha Razr 40 em junho com direito a clipe da Gloria Groove inspirado nos anos 2000. E de outro, temos a Samsung que convidou a Anitta  para promover seu recém-lançado Galaxy Z Flip 5.

Estratégia da Motorola

A propaganda realizada pela Motorola foi ressuscitar o hit dos anos 2000 Oops! I did it again, onde temos Gloria Groove fazendo um cover da música enquanto faz referências ao início do século e mostra as vantagens do Razr 40 Ultra. 

Segundo Andrea Brandi (Gerente de branding), a estratégia da campanha é aproveitar o recall (lembrança na mente das pessoas), do antigo V3 e fazer um alvoroço com um novo dispositivo que repete aquele formato. 

A Motorola está tentando aproveitar o conceito de Y2k (popular no tiktok e famoso entre os jovens), pois os mesmos estão trazendo itens do início do século (anos 2000). 

Na visão de Andrea, o V3 sempre foi um item da moda e se depender da mesma, a linha Razr 40 também vai ser. 

Estratégia da Samsung

Segundo a Samsung, no lançamento do Galaxy Z Flip 5, o aparelho tem uma vantagem em relação ao modelo antigo. Como por exemplo: você pode realizar várias tarefas diretamente da tela externa do dispositivo, como criar compromissos ou responder mensagens, o que nos aparelhos antigos não era possível. 

O anúncio global do aparelho ocorreu em Seul no fim de julho. De lá para cá, a gigante Sul-coreana disparou publicidades e unboxings com influencers que fazem seus seguidores terem vontade de conhecer mais o produto.

Inclusive, até mesmo a cantora Anitta publicou fotos em seu Instagram onde o novo Flip aparece como um objeto de desejo estrategicamente posicionado na bota dela (referência aos anos 2000). 

O resultado foi instantâneo! O post teve mais de 800 mil curtidas e os comentários quase alcançaram a marca de 8,5 mil. Além disso, quase 30 outros influenciadores participaram da campanha. 

Objetivo das empresas

Dessa forma, podemos ver que tanto a Samsung quanto a Motorola estão tentando aproveitar a nova tendência que está sendo construída a um tempo. 

A venda desses aparelhos demorou para suceder, aliás, fontes do mercado dizem que ainda não estão nem perto do que os executivos sonham. E é por isso que ambas as marcas estão investindo bastante para promover os novos aparelhos. 

Estratégicos

Vantagens e desvantagens

Uma das principais vantagens dos novos dispositivos é que dá para jogar, tirar fotos, mandar mensagem, etc. sem abrir o celular. 

No entanto, como desvantagens temos a duração menor de bateria em comparação aos celulares convencionais e menos recursos de câmera pela falta de espaço no aparelho. 

Sem dúvidas, todo esse Marketing realizado pelas empresas gerou um caminhão de dinheiro, por mais que elas não revelem o número dos investimentos. 

desvantagens

Agora, nos resta esperar para saber se depois do hype de termos visto Gloria Groove e Anitta esbanjando os dispositivos nas redes, o usuário final irá desembolsar os elevados quantias pedidas pela Razr 0 Ultra e pelo Z Flip 5 na faixa de R$ 7 a 8 mil.

Estratégia de Marketing

Marketing de mídia social: A Motorola e a Samsung usaram suas contas oficiais nas redes sociais para divulgar os novos celulares, compartilhando vídeos, fotos e informações sobre os produtos. Elas também fizeram parcerias com influenciadores digitais para promover os celulares e gerar buzz.

Marketing de conteúdo: A Motorola e a Samsung também criaram conteúdo de alta qualidade sobre os novos celulares, como artigos, vídeos e infográficos. Esse conteúdo foi publicado em seus sites e blogs, bem como em sites e blogs de terceiros.

Marketing de eventos: A Motorola e a Samsung realizaram eventos para divulgar os novos celulares. Esses eventos foram abertos ao público e contaram com apresentações de produtos, demonstrações e sorteios.

Tipos de Marketing

Marketing de relações públicas: A Motorola e a Samsung trabalharam com agências de relações públicas para gerar cobertura da mídia sobre os novos celulares. Essa cobertura foi publicada em jornais, revistas, sites e programas de TV.

Todos esses tipos de Marketing citados fazem parte do Marketing Digital, que se baseia em um conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca no ambiente online. Sempre com o objetivo de promover empresas e produtos. Com isso, as marcas podem fazer uso de diferentes canais digitais e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

Marketing na Uníntese

Tornar-se um profissional de marketing valorizado pelas empresas requer dedicação, habilidades sólidas e uma abordagem estratégica. Por isso é sempre bom estarmos dispostos a investir em nossa educação contínua, aprimorar as habilidades e construir uma marca pessoal forte, visto que com essas estratégias em prática, você estará no caminho certo para se destacar no mercado de trabalho e conquistar as melhores oportunidades na área de marketing.

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