O que é Mentalidade de Crescimento? Descubra, aplique e mude sua vida para melhor!

Por | Social Media na Uníntese |


O conceito de Mentalidade de Crescimento ou Growth Mindset está crescendo muito nos últimos anos, e pelo melhor motivo possível. Pessoas estão cada vez aderindo mais a essa forma de pensar e agir, com excelentes resultados tanto na vida pessoal quanto no trabalho.

Mas você sabe do que estamos falando? Se ainda não, acompanhe esse texto até o final e descubra como a mentalidade de crescimento funciona.

Uma coisa podemos adiantar: quem segue essa mentalidade tem mais chances de obter sucesso e qualidade de vida.

O que é Mentalidade de Crescimento?

Imagine uma situação em que você é convidado para ingressar em um projeto desafiador, porém com alto grau de dificuldade. Nesse caso, você tem duas alternativas:

A – Aceita e fará todo o possível para que o projeto dê certo

BNão aceita, por achar que está acima da sua capacidade, preferindo não se envolver.

Qual delas escolheria? Se você respondeu “A”, parabéns, você tem a mentalidade de crescimento.

Na verdade, o conceito que está por trás da Mentalidade de Crescimento tem muito a ver com a determinação, otimismo e espírito vencedor que podemos incorporar no dia a dia. É pensar cada ação visando resultado positivo. Quando eventualmente algo não der certo ou não sair conforme o planejado, a pessoa tenta tirar proveito da experiência como aprendizado.

O conceito também é conhecido como Growth Mindset e quem o incorpora tem como características:

– Aprender com as críticas;
– Abraçar desafios;
– Ver no esforço uma forma de chegar à maestria no que se está fazendo;
– Se inspirar pelo sucesso dos outros;
– Não desistir diante das dificuldades
– Persistir, persistir e persistir!

A primeira vez que o termo Growth Mindset apareceu foi em 2012, com a psicóloga e autora norte-americana Carol S. Dweck. Nas palavras dela sobre Growth Mindset:

“Uma mentalidade de crescimento não significa que você acha que de repente se tornará o melhor em tudo o que tentar. Isso significa que você está disposto a tentar desenvolver suas habilidades atuais para ser ainda melhor e descobrir novas habilidades que você não sabia que existiam. Trata-se de reconhecer que existem partes inexploradas de você esperando para sair!”

Mentalidade de Crescimento x Mentalidade Fixa

Estamos em meio a uma revolução tecnológica, prestes a ingressar no Metaverso, com internet 5G. Uma necessidade primordial nos tempos atuais e próximos anos é se adaptar, crescer.

No oposto disso está quem tem a chamada mentalidade fixa, que significa resistência às mudanças, em linhas gerais. Pessoas com esse comportamento preferem se agarrar aos conhecimentos e conceitos adquiridos no passado. Dessa forma, acabam esquecendo de evoluir.

Vivemos em meio a um dinamismo tão grande que dessa maneira fechar a mente para o novo é quase inconcebível hoje em dia.

Como desenvolver o Growth Mindset?

Conforme dizemos antes, Mentalidade de Crescimento tem foco no resultado, em evolução constante. Muito a mais do que com o ego, aliás.

Seja a pessoa que busca evolução todos os dias, e o reconhecimento será uma consequência de suas atitudes. Evite ser a pessoa que toma decisões meramente para ser reconhecida. Outra dica acima de tudo é saber lidar com os erros eventuais.

Se por acaso algo ocorreu errado, tente aprender com isso. Identificar o motivo do erro é o primeiro passo. O segundo é entender que não deve repetir tal ato numa próxima tentativa. Alcançar a perfeição em um projeto ainda mais no início é fato raro. Por isso, muitas empresas atualmente valorizam o aprendizado a partir de erros.

Por último, mas não menos importante, quem tem mentalidade de crescimento, enxerga o resultado, mas aproveita o percurso para chegar até lá. Ou seja: incorpora a ideia de evoluir a cada passo.

Dessa forma, as conquistas serão cada vez mais constantes, valorizadas e servirão como fonte de inspiração para novos projetos e desafios.

Conclusão

Gostou de saber um pouco mais sobre Mentalidade de Crescimento? Nós do Gestão de Performance acreditamos que todos inegavelmente temos o poder de nos desenvolvermos cada dia mais.

Por isso, convidamos você a conhecer os cursos de graduação da Faculdade Uníntese. Quem opta por buscar um diploma está se preparando sobretudo para o mundo de desafios e mudanças que nos aguarda.

E é por isso que a Uníntese tem foco nas habilidades comportamentais (soft skills), para tornar o profissional alguém comprometido e adaptável às necessidades das empresas e do mercado de trabalho.