Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI

Por | Social Media na Uníntese |

Já ouviu falar sobre o Marketing de Conteúdo? Essa poderosa ferramenta tem ajudado diversas empresas do mundo inteiro a se destacarem de seus concorrentes. Então, se você é profissional do marketing, da comunicação ou é empreendedor, vale a pena acompanhar o texto a seguir.

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Entenda o que é Marketing de Conteúdo

Por definição, marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias adotadas pelas empresas como formas de diferenciação.

Resumidamente, funciona assim: uma empresa produz um texto, post ou até mesmo um e-book, que são disponibilizados, na maioria das vezes, gratuitamente para o público. Quanto melhor e mais interessante for esse conteúdo, maior será o interesse das pessoas por outra publicação daquela marca.

Por consequência, aumenta o nível de consideração e reconhecimento por parte do público quanto à marca.

Esse conteúdo pode ser produzido tanto como forma de construção de reputação de uma determinada empresa como estratégia para promover um produto ou serviço.

Digamos que uma empresa da área de prestação de serviços passe compartilhando materiais como...

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Já ouviu falar sobre o Marketing de Conteúdo? Essa poderosa ferramenta tem ajudado diversas empresas do mundo inteiro a se destacarem de seus concorrentes. Então, se você é profissional do marketing, da comunicação ou é empreendedor, vale a pena acompanhar o texto a seguir.

Entenda o que é Marketing de Conteúdo

Por definição, marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias adotadas pelas empresas como formas de diferenciação.

Resumidamente, funciona assim: uma empresa produz um texto, post ou até mesmo um e-book, que são disponibilizados, na maioria das vezes, gratuitamente para o público. Quanto melhor e mais interessante for esse conteúdo, maior será o interesse das pessoas por outra publicação daquela marca.

Por consequência, aumenta o nível de consideração e reconhecimento por parte do público quanto à marca.

Esse conteúdo pode ser produzido tanto como forma de construção de reputação de uma determinada empresa como estratégia para promover um produto ou serviço.

Digamos que uma empresa da área de prestação de serviços passe compartilhando materiais como “guia para instalar um chuveiro corretamente” ou “como mudar uma tomada dentro de casa”.

Uma pessoa que consuma com frequência esses materiais vai acabar criando uma afinidade com a empresa, que muito provavelmente, na hora de chamar uma prestadora de serviços elétricos e hidráulicos, vai acabar lembrando de quem forneceu aquela série de conteúdos valiosos.

O caso Michelin

Uma das empresas pioneiras na produção de marketing de conteúdo foi a fabricante de pneus Michelin. No início do século XX, a empresa francesa estava enfrentando um dilema: o uso dos automóveis ainda era restrito e as quilometragens rodadas eram pequenas. Dessa forma, a vida útil de um pneu era muito longa, sendo desnecessária a troca.

A Michelin encontrou uma alternativa: criar um guia gastronômico, motivando as pessoas a saírem de casa, viajarem, explorar o circuito de restaurantes indicados. Como consequência, os donos dos automóveis rodariam mais, resultando em maior desgaste dos pneus, e, por fim, numa necessidade de trocá-los com frequência.

Além de aumentar o consumo de pneus, o Guia Michelin tornou-se referência mundial, e colaborou até na consolidação da marca.

O livro “Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI”

O autor Rafael Rez publicou, em 2016, o livro “Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI”, no qual defende que no mundo de hoje existem 2 moedas muito valiosas: tempo e atenção.

Para ele, a moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas nos dias de hoje é o conteúdo.

Independente do produto que você vende, não há outro caminho nos dias de hoje para alavancar um negócio que não seja compartilhar com as pessoas o diferencial que sua marca oferece e o que o consumo desse produto vai gerar em que está comprando.

Vantagens de implementar uma estratégia de conteúdo em seu negócio

Aumenta tráfego no site

A absoluta maioria das empresas têm sites, nos quais apresentam e vendem seus produtos e serviços. E é nos sites que acontece grande parte da produção de marketing de conteúdo.

Lembra da história da empresa de serviços elétricos e hidráulicos que citamos anteriormente?

Pois então, no caso desse negócio em especial, quanto mais qualificado for o trabalho de marketing de conteúdo num blog, por exemplo, antes esse site aparecerá nos mecanismos de busca, como o Google.

E no caso de o site ser uma loja on-line, essa atração causada pelo conteúdo aumenta consideravelmente as chances de vendas!

Dá autoridade para a marca

Ser autoridade em seu segmento é quase uma obsessão para a maioria das empresas. Em grande parte dos casos, essa conquista vem a partir de uma longa trajetória de serviços prestados.

Entretanto, hoje em dia, para que um negócio cresça na velocidade que os tempos modernos exigem, criar uma reputação de autoridade precisa ser um processo rápido.

Por isso, uma produção de conteúdos úteis, inovadores e que transformem as pessoas de alguma forma é uma necessidade de sobrevivência no mundo dos negócios. A partir do momento que uma empresa é reconhecida como autoridade no segmento em que atua, naturalmente venderá mais.

Qualifica o mercado

Muitas vezes, a produção de conteúdo torna um determinado nicho mais interessante e atraente ao público consumidor. Assim, a partir do momento em que um segmento torna-se mais qualificado e sério aos olhos e impressão do público, até a precificação e profissionalização podem aumentar.

Moeda do século XXI

Se você usa as redes sociais e faz buscas no Google frequentemente, já deve ter sido impactado por campanhas de marketing de conteúdo. E, mesmo que não lembre, inconscientemente, você deve ter passado a consumir produtos e serviços a partir dessa produção de conteúdo.

Enquanto o marketing e a publicidade de décadas atrás focavam em campanhas basicamente envolvendo produtos, preços e datas comemorativas, o marketing de conteúdo tem o desafio de entregar algo antes, como se fosse uma isca, para que possa dar início a uma relação com o público.

É a partir dessa etapa que um potencial cliente começa a se envolver com a marca a ponto de considerar adquirir algum produto ou serviço.

Quais melhores conteúdos para você produzir em sua estratégia de marketing?

Primeiramente, vale lembrar que existem diversos formatos para você oferecer conteúdo ao seu público. O site Rock Content é especialista no assunto e listou 38 formatos de conteúdos que podem ser uitilizados em sua estratégia.

Os mais tradicionais, por exemplo, são posts-blogs (no site da empresa), publicações nas redes sociais, vídeos no YouTube, lives que gerem engajamento e identificação com o público, memes, gifs e podcasts/videocasts.

O universo do marketing de conteúdo é antes de mais nada uma ferramenta muito valiosa para quem sabe produzir com qualidade e criatividade. O curso de Marketing da Faculdade Uníntese prepara o profissional para a produção de conteúdo, a partir do conhecimento de professores gabaritados, conhecedores das estratégias mais modernas da atualidade.

Profissionais de marketing nunca foram tão requisitados e bem pagos. Por isso, sai na frente que faz uma graduação na área.

Sabia que iniciar uma graduação em Marketing na Faculdade Uníntese é mais fácil do que você imagina?

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