Growth Marketing e vendas digitais: entenda essa relação

Por | Social Media na Uníntese |


Será que existe relação entre growth marketing e vendas digitais? Com certeza!

Mas antes de seguirmos, temos uma pergunta: você sabe do que se tratam essas expressões? Se ainda não, fique tranquilo, pois são termos novos para a grande maioria.

Aliás, um dos objetivos deste texto é justamente esclarecer o que essas expressões significam. E desde já podemos adiantar: se você faz negócios pela internet e tem foco em crescimento de sua empresa, o growth marketing já está sendo aplicado no seu negocio e você nem saiba.

Então acompanhe o texto a seguir. Temos certeza que você vai dar uma atenção ainda mais especial às estratégias de crescimento. Ou melhor dizendo, de growth, como a linguagem do marketing moderno nos exige.

O que é Growth Marketing?

Growth é uma expressão do inglês, que significa crescimento. Quando o agregamos ao marketing, chegamos em um conjunto de estratégias cujo objetivo é o aumento da base de clientes, mas não apenas isso. No growth marketing, os clientes são envolvidos de forma que eles sigam comprando produtos e serviços da mesma marca.

E vamos além, com a estratégia correta, esses consumidores tornam-se divulgadores e embaixadores das marcas.

Uma das estratégias mais importantes nestes casos é a retenção. E é simples entender o porquê: um cliente que se sente envolvido confortavelmente junto a uma marca, tende a seguir comprando. O custo de aquisição de um novo cliente é, em média, 5 vezes maior do que fazer com que alguém que já é cliente compre novamente.

Empresas que adotam o growth marketing estão sempre buscando formas de ir além, de crescer no número de vendas, no ticket médio do cliente, aumentar a margem de lucro, dentre outras formas de ampliar e melhorar a atuação dentro do mercado.

Sabe a busca por crescimento constante? É disso que o growth trata!

E você deve estar se perguntando: “para quais empresas o growth marketing é indicado?”

Podemos afirmar que é um método aplicável para todas as empresas que estão no mercado, em qualquer nicho.

Growth Marketing e Vendas Digitais

As vendas digitais estão cada vez mais em alta. Um estudo recente do IDC apontou que 88% dos brasileiros já compraram on-line.

Na América Latina, nosso país é quem lidera essa estatística, o que é ótimo para empresas que colocam dentro da sua estratégia de growth a aquisição de clientes por meios digitais.

Existem 19 canais de aquisição de clientes para uma empresa, dentre as quais, a maioria voltados para o universo digital. Por isso, Blogs de Nicho, Marketing de Conteúdo, Marketing de mecanismo de busca (SEO), E-mail Marketing, Marketplace são tão importantes

Para cada um desses canais, é necessário o desenvolvimento de uma estratégia. Para um negócio, faz muito sentido aparecer nas primeiras posições do Google, enquanto para outro, o melhor caminho é uso da rede social como prioridade. Há quem tenha, entretanto, ótimo resultado em campanhas de e-mail marketing.

A melhor definição de quais canais adequados para vender mais dentro de uma estratégia de growth é feita por profissionais de marketing.

O que é necessário para trabalhar com Growth Marketing?

Trabalhar com growth é, sobretudo, uma missão para especialistas na área do marketing. Entenda que a estratégia de growth precisa ser pensada diariamente, nos mínimos detalhes. Isso vai desde a escolha do público a ser atingido, como esse consumidor será impactado e como vai acontecer a retenção desse cliente. E vamos além: é esse profissional que certamente vai ajudar a escolher quais os canais adequados à aquisição do cliente. Sobretudo no ambiente digital, onde é mais fácil mensurar resultados de campanhas de marketing.

Estamos falando aqui de uma atividade complexa, e que requer amplo domínio das ferramentas do marketing digital. Por isso, o melhor caminho para quem quer atuar com growth é fazer um curso de graduação em marketing.

Na Faculdade Uníntese, o curso de graduação em Marketing tem 2 anos de duração, ainda sendo possível o estudante escolher uma ênfase de mais 6 meses em um tema no qual queira ter um conhecimento profundo.

Uma dessas ênfases, aliás, é em Growth Marketing!

Profissão que tende a crescer muito nos próximos anos

Quem entende do que se trata o growth marketing, bem como isso pode impactar em resultados espetaculares para uma empresa tem um futuro brilhante.

O mundo migrou para o digital, e a tendência é que a atuação do universo on-line em nossas vidas e hábitos de consumo vá aumentar cada dia.

A perspectiva é que os setores de marketing das empresas aumentem, e, todavia, quem estiver melhor preparado, leva vantagem dentro do mercado de trabalho.

No curso de graduação em Marketing da Uníntese, o estudante aprende com professores consagrados e que conhecem muito bem o mercado. Gestão de Mídias Sociais, Gestão de Marca e Posicionamento de Mercado, são alguns componentes curriculares que formam a base do Growth Marketing.

Além disso, o estudante desenvolve ao longo da graduação as soft skills. Estas, habilidades comportamentais que formam os principais diferenciais hoje em dia dentro do mercado de trabalho.

Em resumo, quem faz um curso de graduação em Marketing na Faculdade Uníntese torna-se um profissional completo, sobretudo na área de Growth. Empresas do século XXI procuram resultados, excelência, alta performance.

Se você acredita que esse perfil se encaixa com seus objetivos, não temos dúvida em afirmar: a graduação é o melhor caminho.
E para concluir esse texto, temos uma notícia incrível: começar seu curso de graduação está mais perto do que você pode imaginar.

Clique nesse link, faça sua matrícula hoje mesmo e dê início ao sonho de trabalhar com marketing!
Agora que você já aprendeu sobre growth marketing, que tal descobrir as áreas que vão contratar mais nos próximos anos?