A arte do brainstorm: Gerando ideias que transformam

Você já se viu em um momento de bloqueio criativo, onde as ideias parecem escassas e a inspiração parece estar em falta? Se a resposta for sim, não se preocupe, pois você não está sozinho.

A criatividade é uma habilidade inestimável, mas muitas vezes pode ser difícil encontrá-la quando mais precisamos. É aí que entra o "brainstorm" (atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo).

O que é o Brainstorm?

O brainstorm é uma técnica colaborativa de geração de ideias, que consiste em um grupo de pessoas se reúne para explorar conceitos e soluções para um problema específico ou para desenvolver novas oportunidades.

A ideia por trás do brainstorm é que, ao reunir várias mentes com perspectivas diferentes, é possível desencadear uma sinergia criativa que leva a ideias inovadoras e transformadora.

Regras de um Brainstorm

O brainstorm não é uma forma já estabelecida de...

Deseja ler mais sobre este conteúdo? Clique no botão abaixo

Você já se viu em um momento de bloqueio criativo, onde as ideias parecem escassas e a inspiração parece estar em falta? Se a resposta for sim, não se preocupe, pois você não está sozinho.

A criatividade é uma habilidade inestimável, mas muitas vezes pode ser difícil encontrá-la quando mais precisamos. É aí que entra o “brainstorm” (atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo).

O que é o Brainstorm?

O brainstorm é uma técnica colaborativa de geração de ideias, que consiste em um grupo de pessoas se reúne para explorar conceitos e soluções para um problema específico ou para desenvolver novas oportunidades.

A ideia por trás do brainstorm é que, ao reunir várias mentes com perspectivas diferentes, é possível desencadear uma sinergia criativa que leva a ideias inovadoras e transformadora.

Regras de um Brainstorm

O brainstorm não é uma forma já estabelecida de propor ideias. Isso por que ele é apenas um processo de usar uma técnica que ajuda você a sugerir ideias, que você não teria de outra forma por essa razão, alguns chamam de “criatividade forçada”.

No entanto, a criatividade não é algo que se force. Por essa razão, é importante seguir algumas regras nesses momentos:

Não economize ideias – Estamos muito acostumados a fazer mais com menos, no entanto, quando se trata de ter ideias para uma reunião de brainstorm quanto mais ideias você tiver, as chances de elas serem colocadas em prática são maiores.

Não existe ideia ruim – Não tenha medo de colocar na mesa suas ideias e também evite criticar a ideia do colega, pois não existe ideias ruins, toda ideia é uma ideia e pode ser aprimorada.

Nenhuma ideia nasce pronta – Quando trabalhamos em equipe para discutir o que pode ser aprimorado, surgem as melhores ideias, e dessa forma, devemos considerar todas as opiniões.

Registre todas as ideias – É importante que na reunião você anote todas as ideias que forem apresentadas, inclusive, dá para usar recursos visuais, como um quadro branco ou slides para que dessa forma, os outros presentes na reunião possam acompanhar e anotar as sugestões que forem apresentadas.  

Sempre tenha essas regras em mente quando você se sentir bloqueado, pois elas vão te ajudar a manter o foco e deixar as ideias fluírem.

Como aplicar Brainstorm

Agora que já entendemos um pouco como funciona o brainstorm, nós vamos nos aprofundar no passo a passo de como aplicá-lo em uma reunião. Vamos lá?

Defina um objetivo: Antes de você começar reuniões de brainstorm, é importante que você tenha em mente qual seu objetivo com a reunião. Assim sendo, tente identificar o problema, desafio ou oportunidade que deseja alcançar. Isso é de suma importância, pois quanto mais específico for seu objetivo, mais direcionada será a reunião de ideias.

Escolha o formato: Decida se as reuniões acontecerão de maneira individual ou em grupo. Ambas as opções são beneficentes, no entanto, é importante escolher aquela que melhor se adequa a situação.

Em seção individual, cada participante vai apresentar sua ideia de forma independente. Já em seção de grupo, é importante incentivar a interação e trocas de ideias.

Estimule a criatividade: Utilize técnicas e exercícios que estimulem a criatividade, como perguntas, associação livre de palavras e até mesmo recursos visuais coo vídeos ou slides. Pois essas estratégias podem ajudar a vencer o bloqueio criativo e aumentar a produtividade.

Gere o máximo de ideias: Incentive os participantes a apresentarem o maior número de ideias possível relacionada ao objetivo que foi proposto. Além disso, trabalhe em cima da das diferentes perspectivas, pois é importante registrar todas as ideias, sem deixar nenhuma de lado.

Agrupe e desenvolva ideias: Nessa etapa, você vai trabalhar em cima das ideias que foram dadas na etapa acima. Assim sendo, você vai juntá-las e desenvolvê-las, vendo se há alguma que se semelhe a outra que dê para serem usadas juntas.

Avalie e selecione as melhores ideias: Avalie as ideias que foram apresentadas, considerando critérios como viabilidade, impacto e alinhamento com o objetivo estabelecido. Selecione as melhores ideias que foram discutidas no brainstorm e as coloque em prática.

Tipos de Brainstorm

O brainstorm oferece uma diversidade de abordagens que podem ser utilizadas para estimular a geração de ideias. Dessa forma, conhecer os diferentes tipos de brainstorm vai lhe permitir explorar novas perspectivas e obter resultados mais criativos.

Brainstorm individual – Neste tipo de brainstorming o participante realiza a geração de ideias de maneira independente. É uma ótima opção se você está buscando uma ampla diversidade de sugestões, pois isso permite que cada um explore sua criatividade sem influência externa.

Brainstorm em grupo – Esse brainstorm é realizado por um grupo de pessoas que se juntam para discutir ideias coletivamente. Pois a interação entre os participantes estimula a criatividade e inovação, resultando em combinações de ideias criativas.

Brainstorm reverso – Nesse tipo de brainstorming, o objetivo é encontrar soluções contrárias ou opostas ao problema inicial. Assim, ao desafiar as premissas estabelecidas, surgem novas perspectivas e abordagens inovadoras para a resolução do desafio em questão.

Brainstorm online Com o avanço da tecnologia, o brainstorming online se tornou uma opção prática. Através de ferramentas de colaboração online, como plataformas de compartilhamento de ideias, equipes remotas podem participar de sessões de brainstorm, contribuindo com sugestões mesmo à distância.

Brainstorm livre – O brainstorm livre é caracterizado por uma total liberdade de pensamento, sem restrições ou direcionamentos específicos. Os participantes geram ideias sem censura, fazendo a criatividade fluir naturalmente.

Esses são apenas alguns exemplos dos tipos de brainstorming existentes. Cada abordagem possui suas particularidades e pode ser adaptada de acordo com as necessidades e objetivos de cada situação.

A escolha do tipo de brainstorming mais adequado dependerá do contexto, dos participantes e do objetivo a ser alcançado.

4 técnicas para utilizar no brainstorming

Durante uma sessão de brainstorming, existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para estimular a criatividade.

Conhecer e aplicar essas técnicas pode fazer toda a diferença no sucesso do processo. Dessa forma, nosso próximo passo é explorar algumas das principais técnicas para utilizar no brainstorming:

Mapa mental: Essa técnica se baseia em criar um esquema que representa visualmente as conexões entre as ideias. Comece com a ideia principal e vá dividindo em sub ideias, explorando diferentes caminhos e possibilidades. O mapa mental vai te ajudar a organizar informações e estimular a associação de ideias.

Ideias ruins primeiro: Muitas vezes em reuniões de brainstorm acontece de alguém ter receio de compartilhar sua ideia por achar que não é boa o suficiente, no entanto, nesse caso, não existe ideia ruim.

Expor as ideias que não são tão boas é necessário, pois pode facilitar a entrada dos outros participantes na sessão e ajudar a melhorar a ideia citada. Assim, ao expor aquelas ideias que você não acha tão boa, com conversação é possível chegar a ideias melhores e criar algo a partir delas.

5W2H: Utilize essa técnica para explorar ideias de forma mais estruturada.

Responda às perguntas: o quê, quem, onde, quando, por quê, como e quanto. Isso ajudará a obter uma compreensão abrangente e detalhada das ideias e a identificar possíveis obstáculos ou oportunidades.

Análise de causa e efeito: Essa técnica ajuda a explorar as causas e consequências de uma determinada situação. Identifique as causas principais de um problema ou desafio e em seguida procure por possíveis soluções para os mesmos. Isso vai lhe ajudar a pensar em soluções a longo prazo.

Como conduzir um brainstorming?

– Defina a pauta

Escolha um líder

– Discuta as ideias

– Faça um intervalo

– Defina os próximos passos

Agora que você já conhece o Brainstorm mais a fundo, convidamos você a aplicar as estratégias aprendidas aqui nas suas sessões de brainstorming.

Não tenha medo de pensar de maneira criativa, buscar soluções inovadoras e explorar novas possibilidades.

Adote o brainstorming e leve sua empresa a novos patamares de sucesso.

Se você quer saber mais sobre como ser uma pessoa criativa e como desenvolver a criatividade no seu dia a dia tanto na vida pessoal como profissional, cadastre-se no formulário abaixo e leve seu conhecimento ao próximo nível.