5 Dicas para arrasar na entrevista de emprego!

Por | Social Media na Uníntese |


Se você está se preparando para aquela vaga dos sonhos, acompanhe esse texto, pois separamos 5 dicas para arrasar na entrevista de emprego. Você aprenderá que tomando os devidos cuidados e tendo cautela, expondo o necessário e enfatizando o que interessa, suas chances de conseguir um ótimo emprego vão aumentar bastante.

Então, vamos lá!

1 – Pesquise sobre a empresa

Se tem uma situação desagradável é quando o recrutador pergunta para você o que sabe sobre a empresa para a qual se candidatou a um cargo, e dá aquele branco típico de quem sabe pouco. Aí você tem 2 opções: ser honesto e afirmar que não sabe muito, ou tentar enrolar, afirmando que conhece a empresa, mas com argumentos fraquíssimos, que não convencem ninguém, quem dirá o recrutador.

Para evitar esse constrangimento, chegue na entrevista com a lição de casa pronta, conhecendo o máximo de informações sobre a empresa, em qual ramo atua, bem como a missão e os valores.

Essas informações, na maioria das vezes, estão disponíveis no site da empresa.

Com essas informações, você terá até mais argumentos para defender o porquê de querer tanto aquela vaga.

2 – Entenda as características e necessidades da vaga

Nem toda a vaga para uma determinada posição terá a ver com você, mesmo que seus conhecimentos preencham a necessidade da empresa. Por isso, é bom entender exatamente o que a empresa busca, e se as suas atribuições vão ao encontro do que é exigido. Dessa forma, você vai conseguir exaltar seus pontos fortes de maneira mais assertiva, mostrando ao recrutador que suas competências são adequadas para aquela posição. Por isso, é importante revisar bem o que a empresa busca do profissional.  

3 – Prepare o que vai falar sobre você e sua trajetória

Falar muito sobre você ou apenas responder aquilo que o recrutador perguntar? Na verdade, o ideal é o caminho do meio, sem exagerar na argumentação, mas sem ficar preso simplesmente ao que for questionado. O ideal é você falar com naturalidade, contar sua história profissional, mas sem entrar em detalhes irrelevantes. Aqui, nossa dica é você, antes da entrevista, separar alguns pontos importantes de sua trajetória e contar para quem estiver recrutando. Mas não precisa decorar. Imagine uma conversa em que você precisa resumir o que fez até então, com ênfase no que foi diferencial.

4 – Demonstre equilíbrio emocional na entrevista

A entrevista de emprego é um momento em que suas características emocionais também são avaliadas. Por isso, todo cuidado do mundo para não extravasar de felicidade, nem demonstrar descontentamento diante do recrutador. Fale sobre si de forma otimista, enfatizando suas conquistas. Evite falar sobre frustrações e más experiências vivenciadas em empregos anteriores. Quem recruta, busca uma solução para a empresa, e não uma fonte de problema.

Mantenha a simpatia durante e entrevista, sorria, seja agradável sempre.

5 – Cuidado com a aparência

Todos nós, ou pelo menos a maioria, temos um estilo próprio de aparência. Na entrevista de emprego, entretanto, é importante você manter uma postura sóbria, com roupa discreta e adequada à vaga. Se for para um cargo de gestão, tente usar uma camisa ou até mesmo um blazer. Evite peças muito extravagantes, com cores vibrantes e estampas coloridas. Lembre-se de que o foco tem que ser nos seus conhecimentos e em como você poderá agregar à empresa para a qual está se candidatando.

Dicas para arrasar na entrevista de emprego!

Obviamente que essas dicas são apenas uma parte do que você terá que demonstrar para os recrutadores. O mais importante é o conhecimento, as habilidades e tudo aquilo que você poderá somar a uma empresa. Por isso, é fundamental ter uma formação, de preferência, em algum curso com alta empregabilidade e chance de proporcionar sucesso profissional.

Graduações em Gestão Comercial, Marketing, Gestão Financeira e Processos Gerenciais estão em alta no momento. Uma última dica: a Faculdade Uníntese oferece esses cursos no formato EaD, sem a necessidade de ir ao pólo presencial.

Você pode fazer uma graduação autorizada pelo MEC, se formar em 2 anos e concorrer às melhores vagas, com salários superiores aos 10 mil reais.

Quer saber mais? Acesse este link e descubra como é simples começar sua formação!