A EPSC - Escala de Percepção de sucesso na Carreira (COSTA, 2014) pode ser aplicada para diversos fins no gerenciamento de sua carreira, seja para tomada de decisões de ajustes ou mesmo no auxílio de autoconhecimento para uma possível transição, uma nova carreira.
A escala pode ser aplicada a qualquer profissional. O ideal é que você tenha no mínimo de 5 anos de experiência profissional. Pessoas que ainda estão no início da vida profissional, algumas frases não fazem muito sentido para uma avaliação da carreira e isso precisa ser ponderado na interpretação dos resultados.
Todas as questões a seguir devem ser respondidas levando em consideração a SUA interpretação sobre as SUAS realizações em relação à carreira, ou seja, à sequência de posições ocupadas e de trabalhos realizados até este momento em sua vida profissional. Portanto, responda levando em consideração:
- Todo seu progresso profissional e todos os trabalhos que você desenvolve hoje;
- Inclundo trabalhos voluntários;
- Sem se prender a um tipo de trabalho específico que você desenvolve hoje;
- Ou a uma organização específica para a qual você trabalha hoje.
A seguir estão listadas várias frases com percepções que você pode ter em relação asua carreira, seu trabalho e sua vida pessoal ligada ao trabalho. Para cada item, você seleciona, um grau entre 1 e 5 conforme você discorda totalmente (1) ou concorda totalmente (5).
3
Nem discordo nem concordo
Para apuração dos resultados, utilizaremos a média simples dos itens. Em valores absolutos, pode-se considerar um fator como:
- baixa percepção de sucesso, quando sua média é inferior ou igual a 2,0;
- média percepção de sucesso, quando sua média está entre 2,1 e 3,9;
- alta percepção de sucesso, quando sua média é igual ou superior a 4,0.