
Por dois meses, os alunos terão a oportunidade de mergulhar no desenvolvimento de aplicativos Androide, com suporte de um professor especialista em Kotlin e Jatpack Compose.
Nesse período, serão incentivados a criar seu próprio aplicativo do zero, aplicando na pratica tudo o que aprenderam — do design das telas à lógica de funcionamento — com foco em usabilidade, performance e inovação.

Professor:
Celso Brunno Rocha Custódio de Campos
Garanta sua vaga.
Confira nosso calendário de aulas!
Aula 1
• Importância do Kotlin para Android.
• Configuração do IntelliJ IDEA.
• Variáveis, tipos de dados, funções, estruturas de controle (if, when).
• Lógica de programação: Algoritmos simples (cálculos, validações).
• Prática: Programa para calcular média de notas e verificar aprovação.
Aula 2
• Coleções (List, Set, Map), loops (for, while).
• Programação orientada a objetos: Classes, objetos, herança.
•Funções de ordem superior, lambdas, padrão Adapter.
•Lógica de programação: Problemas complexos (ordenação, validação).
• Prática: Programa para gerenciar lista de tarefas em memória.
Aula 3
• Configuração do Android Studio.
• Estrutura de um projeto Android.
• Primeira composição, componentização, importação de ícones/imagens.
• Prática: Projeto "Olá, Mundo" com Jetpack Compose.
Aula 4
• Configuração de temas, fontes, e cores.
• Uso de modificadores para espaçamentos e layouts.
• Acessibilidade em componentes.
• Prática: Tela personalizada com tema e componentes customizados.
Aula 5
• Estados e recomposições.
• Gerenciamento de estados em formulários.
• Botões, callbacks, e Layout Inspector.
• Prática: Formulário interativo com estado.
Aula 6
• Criação de listas com LazyColumn.
• Ações em itens (adicionar, editar, remover).
• Formatação de datas e horas.
• Prática: Lista de tarefas com ações.
Aula 7
• Configuração do Room: Entidades, DAOs, Database.
• Operações CRUD.
• Integração com ViewModel e StateFlow.
• Prática: Banco de dados para tarefas.
Aula 8
• Otimização de listas e layouts.
• Navegação com Navigation Compose.
• Testes unitários com JUnit.
• Assinatura do APK e preparação para publicação.
• Prática: Finalizar e apresentar o aplicativo.