Vamos falar de coisa boa, vamos falar de Tekpix?

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A Tekpix era conhecida por ser uma câmera digital vendida no Brasil. A qual ficou famosa por suas propagandas televisivas que se tornaram um fenômeno de marketing.

A empresa brasileira Zoomp comercializou principalmente a Tekpix e utilizou estratégias de marketing bastante distintas para promover o produto.

O que foi a Tekpix?

A comercialização exagerada e extrovertida da Tekpix, um dispositivo eletrônico multifuncional, durante programas populares de TV aberta, foi o que a tornou popular no Brasil. Afinal, quando se pensa em Tekpix, sempre vem na nossa cabeça o seu Juarez de terno e gravata falando: “vamos falar de coisa boa, vamos falar de Tekpix?”.

No início, o produto não oferecia tantos recursos, no entanto, ele chegou a suportar até nove funcionalidades. Ela contava com uma filmadora 720p e câmera digital com resolução interpolada de 12 megapixels, que na verdade gerava uma foto de 5 MP. O que foi alvo de muitas críticas pela sua baixa qualidade em ambientas com pouca iluminação.

Na tela LCD de 2.5...

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A Tekpix era conhecida por ser uma câmera digital vendida no Brasil. A qual ficou famosa por suas propagandas televisivas que se tornaram um fenômeno de marketing.

A empresa brasileira Zoomp comercializou principalmente a Tekpix e utilizou estratégias de marketing bastante distintas para promover o produto.

O que foi a Tekpix?

A comercialização exagerada e extrovertida da Tekpix, um dispositivo eletrônico multifuncional, durante programas populares de TV aberta, foi o que a tornou popular no Brasil. Afinal, quando se pensa em Tekpix, sempre vem na nossa cabeça o seu Juarez de terno e gravata falando: “vamos falar de coisa boa, vamos falar de Tekpix?”.

No início, o produto não oferecia tantos recursos, no entanto, ele chegou a suportar até nove funcionalidades. Ela contava com uma filmadora 720p e câmera digital com resolução interpolada de 12 megapixels, que na verdade gerava uma foto de 5 MP. O que foi alvo de muitas críticas pela sua baixa qualidade em ambientas com pouca iluminação.

Na tela LCD de 2.5 polegadas, era possível assistir aos arquivos de MP4 ou ouvir suas músicas prediletas no próprio dispositivo por meio de fones ou caixas de som.

Segundo reviews da época, o recurso de webcam era inferior às câmeras integradas de notebooks. E o gravador não funcionava bem a distâncias superiores a 4 m.

Mas o que fez a marca ter tanto sucesso e visibilidade? Continue lendo esta matéria que te diremos tudo sobre a estratégia da empresa. Mas antes, que tal conhecer um pouco mais sobre o famoso Juarez?

Quem é Juarez?

Juarez Aparecido Pontes Fernandes, mais conhecido como “Juarez da Tekpix” foi por mais de 12 anos o garoto-propaganda do dispositivo multifunções do Brasil.

Antes de ser o apresentador, era o campeão de vendas do call-center da empresa.

Seu jeito hiperativo no ambiente de trabalho o destacou, e o presidente da corporação o convidou para ser a cara do produto.

“Juarez da Tekpix”

Desde então, passou a ser visto diariamente tanto nos palcos de programas de TV quanto nos intervalos. Com uma presença sempre enérgica e um tom de voz quase que aos berros, conseguiu emplacar diversos bordões, como. “Vamos falar de coisa boa, vamos falar de Tekpix?”, “não precisa nem colocar a mão no bolso” e “e não é só isso”.

Marketing da Tekpix

A abordagem de marketing da Tekpix se destacava pela ênfase na linguagem coloquial, humor e pela figura carismática do apresentador e garoto-propaganda, Juarez Fernandes.

As campanhas publicitárias da Tekpix geralmente apresentavam um formato infomercial (promoção de um produto de maneira informativa e objetiva), com Juarez explicando as funcionalidades do produto e seus benefícios.

As peças publicitárias eram transmitidas em canais de TV aberta e a cabo. Especialmente em horários de maior audiência, como à noite e nos fins de semana. A abordagem de vendas era bastante direta, com ênfase na praticidade e no baixo custo do produto.

O uso dessa linguagem mais descontraída nas propagandas era uma tentativa de tornar o produto mais atraente e cativar o público brasileiro. O que, de certa forma, contribuiu para a popularidade da Tekpix. As propagandas também enfatizavam a facilidade de uso da câmera, afirmando que até mesmo uma pessoa idosa poderia operá-la sem problemas. Isso por que normalmente pessoas com uma idade mais avançada possuem mais dificuldade com novas tecnologias.

Além disso, a Tekpix investiu em estratégias de marketing de afiliados, utilizando uma rede de vendedores independentes para divulgar e vender o produto. Esses vendedores recebiam comissões por cada venda realizada, o que incentivava ainda mais a promoção do produto.

Vale destacar que, ao longo dos anos, a Tekpix se tornou objeto de memes e piadas nas redes sociais devido ao seu estilo de marketing peculiar. O que acabou contribuindo ainda mais para sua notoriedade e viralização na internet.

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