Top 10 skills indispensáveis para o século XXI

Por | Social Media na Uníntese |


Se você está em busca de um lugar de sucesso no mercado de trabalho, é importante saber quais as soft skills indispensáveis para o futuro.

Saber o que um recrutador busca nos profissionais é um diferencial para quem sonha com uma carreira de sucesso. Lembre-se que tão importante quanto atingir um posto de destaque é se manter nessa posição, projetando crescer ainda mais.

Foi pensando nisso, que preparamos uma lista de 10 soft skills para os profissionais do futuro. São habilidades citadas pelo Fórum Econômico Mundial, e que devem valer para os profissionais até, pelo menos, 2025.

Quais as top 10 skills indispensáveis para o futuro!

Como você já deve ter visto aqui no blog do Gestão de Performance, soft skills são habilidades comportamentais extremamente valorizadas por recrutadores atualmente. Confira as 10 soft skills que estão no topo da lista, de acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial!

1 – Pensamento analítico e inovador

O pensamento analítico é uma das skills mais citadas da atualidade. E não é por acaso!

Muitos líderes acreditam que um olhar mais preciso sobre as rotinas e processos no trabalho é muito importante para atingir a excelência. A inovação está junto, pois é considerada fundamental aos profissionais que analisam os contextos de forma mais apurada e profunda.

2 – Resolução de problemas complexos

A habilidade de buscar a solução de um problema tão logo seja identificado também é imprescindível para o profissional moderno. Aqueles que simplesmente dizem “eu avisei” em momentos de problemas complexos terão que mudar de postura ou perderão espaço no mercado de trabalho.

3 – Pensamento crítico

O pensamento crítico é uma habilidade que consiste em fazer uma análise objetiva acerca de um problema, já imaginando formas de resolvê-lo. Uma pessoa que desenvolve o pensamento crítico está sempre analisando os contextos além do óbvio, identificando soluções com o máximo de assertividade.

4 – Criatividade, originalidade e iniciativa

Aqui, é como se fossem 3 skills que se complementam. A criatividade não é mais uma necessidade meramente de equipes de publicidade e marketing. Empresas precisam de mentes criativas, que tragam soluções originais o tempo todo. É daí que surgem as grandes iniciativas, projetos e atitudes que resultam em crescimento.

5 – Liderança e influência social

Sobretudo, temos que ter perfil de liderança em nossos postos de trabalho, independente do cargo que ocupamos. É essa visão que nos trará desafio, aumentará a régua da produtividade e gera resultados. Um profissional de excelência que tem perfil de líder é alguém que motiva outras pessoas, torna-se referência e influência para atitudes vencedoras.

6 – Uso, monitoramento e controle da tecnologia

O uso e domínio da tecnologia são diferenciais tidos como essenciais para o profissional do século XXI. Saber como funcionam as ferramentas tecnológicas utilizadas numa determinada área faz com que um profissional sempre saia na frente dos seus pares. Empresas e funcionários que têm a tecnologia como aliada sempre levam vantagem nos tempos de hoje.

7 – Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade

Muito se fala sobre ser resiliente e tolerante ao stress nos dias atuais. E a justificativa é simples: a habilidade e rapidez com que as pessoas superam obstáculos e se adaptam às mudanças têm alto valor. A velocidade do mundo moderno, suas inconstâncias e problemas já são estressantes. Quem é flexível e tem capacidade de virar a página acaba tornando-se sempre competitivo e apto aos novos desafios.

8 – Raciocínio para resolução de problemas

Problemas acontecem o tempo todo, então que tal incorporar o papel de quem os resolve com rapidez? É isso que as empresas buscam, pessoas que evitem que problemas ganhem proporções maiores do que deveriam. Quem corta os males pela raiz, de antemão está poupando a empresa de prejuízos. Por consequência, está ajudando no crescimento!

9 – Inteligência Emocional

Inteligência emocional é um conceito que ficou famoso ainda nos anos 90, mas parece que cada vez ganha mais destaque. Em linhas gerais, trata-se da habilidade de administrar as emoções para atingir seus objetivos. Empresas precisam de pessoas estáveis, e por isso quem tem inteligência emocional acaba ganhando destaque. Quem tem essa skill, sabe lidar com as angústias, insatisfações e inseguranças de maneira que nada disso interfira no trabalho.

10 – Persuasão e Negociação

Em primeiro lugar, pessoas persuasivas conseguem os melhores negócios. Na verdade, a arte de persuadir tem reflexo até em nossa vida pessoal, pois trata-se da habilidade que temos de convencer os demais com relação àquilo que queremos e temos por objetivo. Quem desenvolve essa skill ao ponto de obter excelência tem sempre portas abertas nas melhores empresas. Pessoas com alto poder de persuasão e negociação têm o DNA da vitória, são a síntese do que os tempos modernos pedem!

A importância das skills em sua vida

Observe que, conforme vimos todas essas habilidades destacadas ao longo do texto são comportamentais. Antes de mais nada, vale lembrar que vivemos em um período em que o saber técnico é uma espécie de pré-requisito. O diferencial procurado pelas empresas está sobretudo nas soft skills, as habilidades comportamentais de cada um de nós.

Para quem quer fazer uma graduação, todavia, sugerimos buscar uma instituição que também tenha foco voltado para as soft skills. Quem busca as melhores chances, todavia, precisa desenvolver tanto as habilidades técnicas (hard skills) quanto comportamentais (soft skills).

A Faculdade Uníntese é um ótimo exemplo, pois ao longo dos cursos de graduação, os estudantes são expostos aos conhecimentos de soft skills. Nossos alunos são instigados ao desenvolvimento comportamental constante.

Aliás, já que estamos falando sobre tendências e mercado de trabalho, os cursos da Faculdade Uníntese foram pensados para formar profissionais que possam preencher as lacunas em postos chaves dentro das empresas.

Dentre os cursos de graduação estão Marketing, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Processos Gerenciais, Gestão de TI, Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Todos são EaD, com aulas ao vivo. Assim, você terá aulas remotas e ao vivo, através de lives, com os melhores professores da atualidade.

Os cursos têm aprovação do MEC e não exigem que o estudante vá a um polo presencial.

Portanto, quer saber mais?

Clique neste link, conheça os cursos e venha estudar na faculdade que forma os profissionais do futuro!

Enfim, agora que você já sabe quais as skills indispensáveis, que tal fazer um curso gratuito sobre liderança?

Isso mesmo!

Portanto, basta acessar nosso site através deste link, seguir as instruções e se inscrever de graça agora mesmo!