Sandvik avança em IA e Automação
A Sandvik. (um grupo global de engenharia de alta tecnologia que fornece soluções que aumentam a produtividade, lucratividade e sustentabilidade para as indústrias de manufatura, mineração e infraestrutura), vem pesquisando e desenvolvendo recursos de Inteligência Artificial (IA) há muitos anos. Mas a nomeação, no ano passado, de Rahul Kedia como Chefe do Centro de Inteligência Artificial e Automação da Sandvik para Capacitação. (CFE) diz algo sobre o foco crescente que a Sandvik agora tem no tecnologia avançada.
"Estamos investindo recursos significativos no desenvolvimento e implementação de sistemas baseados em IA"
Rahul Kedia
A Sandvik tem adquirido muitas empresas de software específicas do setor que são pioneiras em IA. Organicamente, estão investindo em recursos significativos no desenvolvimento e implementação de sistemas baseados em IA. Também estão contratando engenheiros de dados, cientistas de dados e outros profissionais que trabalham em vários desenvolvimentos baseados em IA.
E assim, através do estabelecimento do Centro de IA e Automação para Capacitação no ano passado, permitirão e vão agilizar o...
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A Sandvik. (um grupo global de engenharia de alta tecnologia que fornece soluções que aumentam a produtividade, lucratividade e sustentabilidade para as indústrias de manufatura, mineração e infraestrutura), vem pesquisando e desenvolvendo recursos de Inteligência Artificial (IA) há muitos anos. Mas a nomeação, no ano passado, de Rahul Kedia como Chefe do Centro de Inteligência Artificial e Automação da Sandvik para Capacitação. (CFE) diz algo sobre o foco crescente que a Sandvik agora tem no tecnologia avançada.
“Estamos investindo recursos significativos no desenvolvimento e implementação de sistemas baseados em IA”
Rahul Kedia
A Sandvik tem adquirido muitas empresas de software específicas do setor que são pioneiras em IA. Organicamente, estão investindo em recursos significativos no desenvolvimento e implementação de sistemas baseados em IA. Também estão contratando engenheiros de dados, cientistas de dados e outros profissionais que trabalham em vários desenvolvimentos baseados em IA.
E assim, através do estabelecimento do Centro de IA e Automação para Capacitação no ano passado, permitirão e vão agilizar o uso e a adoção de IA e automação em todas as áreas e divisões de negócios da Sandvik.
— Centro de Capacitação (CFE – sigla em inglês)
O CFE trabalha em estreita colaboração com as diversas áreas e divisões de negócio e o foco está em capacitá-las e apoiá-las no desenvolvimento de serviços e produtos que, através da IA e da automação, irão melhorar a eficiência e a produtividade dos clientes e, em última análise, gerar novos fluxos de receitas.
“O CFE desempenha um papel crucial ao trazer conhecimentos, habilidades, competência e compartilhamento de conhecimento de outras iniciativas semelhantes dentro da Sandvik”
Rahul Kedia
Usamos IA para identificar quando a máquina está prestes a falhar. E então dizemos ao cliente para realizar certas inspeções para consertar antes que falhe.
— Serviço de Monitoramento Remoto da Sandvik Mining and Rock Solutions
Um dos primeiros serviços significativos habilitados para IA que a Sandvik estabeleceu, o Serviço de Monitoramento Remoto da Sandvik Mining and Rock Solutions já está agregando valor aos clientes e aumentando os fluxos de receita. Usado para manutenção preditiva, o serviço utiliza modelos analíticos avançados de IA para identificar problemas nos equipamentos da mina antes que eles ocorram. Permitindo assim que os operadores da mina evitem falhas.
“Usamos IA para identificar quando a máquina está prestes a falhar. E então dizemos ao cliente para realizar certas inspeções para consertar antes que falhe. Talvez devêssemos dizer manutenção prescritiva. Porque além de prever o que irá falhar, descrevemos o que fazer.”
Esa Mattila – Gerente do Centro Global de Produtividade e Confiabilidade da Sandvik Mining and Rock Solutions
Ainda mais, as bases para este serviço foram lançadas ao longo de muitos anos através da ligação de máquinas e do envio de dados para a nuvem. Mas, a capacidade de compreender os dados por meio de modelos de IA em tão grande escala e dar ao cliente uma visibilidade rápida e precisa sobre o que acontecerá e o que precisa ser feito é revolucionária.
— Quando as máquinas quebram menos, podemos utilizá-las mais e elas consomem menos peças sobressalentes.
Essa visibilidade permite que os clientes melhorem significativamente a eficiência e reduzam custos. Ao analisar as melhorias que o serviço trouxe para um cliente, Mattila determinou que a utilização de máquinas aumentou 15% e os custos de utilização do equipamento diminuíram 20%. “Essa é uma melhoria enorme”, diz ele. “E isso porque eles tiveram visibilidade do que está acontecendo e visibilidade para entender o que fazer a seguir. Isso fez com que as máquinas quebrassem com menos frequência. E quando as máquinas quebram menos, podemos utilizá-las mais e elas consomem menos peças sobressalentes.
A adesão dos clientes ao Serviço de Monitoramento Remoto aumentou 50% no ano passado. E na visão dos envolvidos, está aumentando cada vez mais. Os clientes entendem o valor de como eles podem melhorar suas operações por meio de dados.
— Identificação de novas oportunidades
Além de prever falhas de equipamentos, Kedia destaca que a IA pode ser usada de muitas outras maneiras para melhorar a eficiência e a produtividade do cliente. Pois podemos usar a IA para otimizar processos de produção, melhorar a eficiência energética e melhorar a gestão da cadeia de abastecimento. Além disso, também pode ajudar os clientes a identificar novas oportunidades de crescimento e inovação.
E, claro, podemos usar a IA para automatizar cada vez mais as operações. Pois quanto mais armazenamos dados, mais a IA pode ser usada para automatizar as coisas. Estar na vanguarda da IA já está ajudando alguns dos seus clientes a melhorar sua produtividade.
Na verdade, o CFE evoluiu do trabalho para desenvolver a Automação de Processos Robóticos. Automatizando tarefas simples, de natureza repetitiva e com algoritmo pré-definido. Posteriormente, adicionaram novas tecnologias, como processamento inteligente de documentos e IA de conversação. Atualmente, o CFE está focado, entre outras coisas, em passar da automação mais convencional para a automação inteligente de processos e a automação de processos de negócios de ponta a ponta.
“Isso está sendo possibilitado por meio de design thinking e workshops de digitalização rápida de processos com empresas para entender seus principais desafios. Atualmente estamos apoiando uma fábrica nos EUA para avaliar mais de 500 processos para entender se é possível automatizar parte do processo ou todo o processo”
Kedia
— Ambiente de trabalho mais seguro
Embora os processos automatizados possam causar preocupação para algumas pessoas em relação ao futuro dos empregos. Matilla salienta que os serviços habilitados para IA tornam o ambiente de trabalho mais seguro porque há sempre uma melhor compreensão do que está a acontecer.
Isso reduz a probabilidade de perigos catastróficos. E com a IA eles podem automatizar os processos para que possam identificar em tempo real o que vai acontecer a seguir e garantir que os recursos e ferramentas estão disponíveis para que as pessoas desempenhem as suas funções de forma mais eficiente. Em última análise, torna os processos mais seguros, mais sustentáveis e mais eficientes.
Além disso, o CFE também está trabalhando em tarefas que incluem o estabelecimento de uma estrutura ágil e processos e procedimentos comuns da Sandvik quando se trata de IA e automação.
“Estar na vanguarda da IA já está ajudando alguns de nossos clientes a melhorar sua produtividade e ajudará a Sandvik a fazer vários avanços para seus clientes no futuro. Ao abrir cada vez mais oportunidades, incluindo uma melhor tomada de decisões, reduções de custos, maior segurança, otimização da cadeia de abastecimento e atendimento personalizado ao cliente, a IA também nos ajudará a melhorar a qualidade dos nossos produtos e serviços. Criando assim, novos fluxos de receitas e melhorando nossa competitividade.”
Kedia
— Serviço de monitoramento remoto
- O desenvolvimento começou em 2018 estabelecendo o ambiente, disponibilizando os dados, analisando os dados, compreendendo-os e depois selecionando os algoritmos certos para dimensionar os insights.
- A nuvem coleta os dados que a IA usa para fazer previsões a partir de equipamentos de mineração Sandvik conectados usados nas minas do cliente.
- Disponibilizado pela primeira vez para clientes pagantes em 2020.
- Mais de 700 máquinas estão sendo monitoradas atualmente em mais de 50 minas.
— Reconhecimento de imagem e fala
A Sandvik está analisando casos de uso de ferramentas habilitadas para IA, como reconhecimento de imagem e fala.
- O reconhecimento de imagem poderia, por exemplo, ser usado para ajudar equipamentos de mineração automatizados a reconhecer pedras em túneis ou ajudar ferramentas de corte mecânico a fazer cópias exatas de componentes.
- O reconhecimento de fala poderia ser usado para tornar os sistemas de fundo mais interativos com os operadores humanos.
A jornada da Sandvik na incorporação de inteligência artificial e automação em suas operações reflete uma visão estratégica de futuro onde tecnologia e inovação são pilares fundamentais para o crescimento sustentável e a liderança de mercado.
Os resultados são visíveis. Como a melhoria na eficiência operacional, a redução de custos e a prevenção de falhas de equipamentos. Eles apenas arranham a superfície do potencial transformador da IA e automação.
Com um olhar voltado para o futuro, a Sandvik não apenas se posiciona na vanguarda da inovação tecnológica mas também reafirma seu papel como uma empresa que não apenas acompanha a evolução do mercado mas define seus rumos. Garantindo não só a sua relevância mas também o seu papel de liderança nas décadas que virão.
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