Qual o objetivo de Elon Musk com o rebranding do Twitter para “X”?

Por | Social Media na Uníntese |

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Em outubro do ano passado, Elon Musk (fundador, diretor executivo e diretor técnico da SpaceX), comprou o Twitter por $44 bilhões. Ele demitiu 80% dos funcionários para fazer drásticas mudanças na plataforma, tal decisão revoltou muitas pessoas. E agora o rebranding é seu novo foco.

No mês passado ele limitou a quantidade de postagens e mensagens diretas pelo aplicativo, pois apenas pessoas com o selo azul (verificado), teriam.

Apenas pessoas verificadas tem vantajem no aplicativo

Agora, no dia 23 de julho deste ano, Musk falou que a plataforma estaria passando por um rebranding e agora vai se chamar “X”. Dando fim, assim, ao famoso passarinho azul.

Razões e motivações por trás do rebranding

Por mais que a notícia tenha pego muitas pessoas de surpresa, Elon Musk já tinha a ideia do “aplicativo completo” por um tempo. Desde quando ele twittou: “Comprar o Twitter vai acelerar a criação do “X”, o aplicativo completo”.

Ele tinha comentado que sua ideia...

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Em outubro do ano passado, Elon Musk (fundador, diretor executivo e diretor técnico da SpaceX), comprou o Twitter por $44 bilhões. Ele demitiu 80% dos funcionários para fazer drásticas mudanças na plataforma, tal decisão revoltou muitas pessoas. E agora o rebranding é seu novo foco.

No mês passado ele limitou a quantidade de postagens e mensagens diretas pelo aplicativo, pois apenas pessoas com o selo azul (verificado), teriam.

Apenas pessoas verificadas tem vantajem no aplicativo

Agora, no dia 23 de julho deste ano, Musk falou que a plataforma estaria passando por um rebranding e agora vai se chamar “X”. Dando fim, assim, ao famoso passarinho azul.

Razões e motivações por trás do rebranding

Por mais que a notícia tenha pego muitas pessoas de surpresa, Elon Musk já tinha a ideia do “aplicativo completo” por um tempo. Desde quando ele twittou: “Comprar o Twitter vai acelerar a criação do “X”, o aplicativo completo”.

Ele tinha comentado que sua ideia seria criar algo semelhante ao WeChat, onde além de entretenimento os usuários também podem fazer compras e realizar algumas transições financeiras.

Criar algo parecido ao WeChat

De acordo com Walter Isaacson, que já escrevia a biografia de Musk antes mesmo da conquista do Twitter, Elon já havia encaminhado uma mensagem para ele, dizendo: “Estou animado para finalmente implementar o X.com como deveria ser, usando o Twitter como um acelerante.

Por que substituir o nome da marca e remover o logotipo?

Isaacson também lembrou que, desde o início dos anos 2000, Musk já tinha planejado usar a marca “X.com” para o que mais tarde se tornaria o PayPal, mas não conseguiu convencer seus investidores na época.

No entanto, Musk reforçou seu misterioso desejo de usar a letra “X” em uma de suas marcas. Em 2002, ele nomeou sua empresa aeroespacial SpaceX.

Elon Musk

O Twitter foi adquirido pela X Corp tanto para garantir a liberdade de expressão quanto como um acelerador para o X, o aplicativo completo.

“Nos próximos meses, adicionaremos comunicações abrangentes e a capacidade de conduzir todo o seu mundo financeiro. O nome Twitter não faz sentido nesse contexto, então devemos nos despedir do passarinho azul.” – Musk para os usuários do Twitter

Como o rebranding afeta o Marketing e as empresas?

Uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center, publicada em maio, fornece alguns dados sobre o comportamento dos usuários americanos na plataforma que preocupa os profissionais de marketing sobre seu potencial. Vale ressaltar que os EUA ocupam 1º lugar em números de usuários no Twitter.

Essa pesquisa destaca dois pontos principais:

Aqueles que usaram o Twitter no último ano relataram ter feito uma pausa na plataforma durante esse período.

Um quarto deles afirma que é pouco provável ou nada provável que estarão no Twitter daqui a um ano.

Os usuários de hoje do Twitter podem não estar no futuro no app

O fato é que com as pessoas considerando deixar a plataforma, as empresas estão hesitantes em investir na publicidade no Twitter. Na tentativa de lidar com isso, a rede social de Elon Musk tem tomado algumas ações rápidas.

Por exemplo, pouco antes do anúncio do rebranding, Musk postou que um plano de monetização estará disponível para qualquer pessoa que se junte à conta verificada.

Isso significa que os usuários terão a chance de ganhar dinheiro com anúncios que podem ser vistos em seus perfis, desde que paguem para ter uma conta verificada.

O que será do X.com?

Alguns sites falam que parece que a X.com está fazendo uma tentativa desesperada para manter os “dois pássaros na mão”.

Com isso, a empresa assume uma posição de atrair os usuários de contas verificadas (pagas), tornando o acordo mais atraente (especialmente para criadores de conteúdo) e, consequentemente, aumentar o investimento dos anunciantes na plataforma.

No meio de tudo isso, outras redes sociais podem se beneficiar do momento e atrair a atenção dos anunciantes, incluindo o Threads, lançado recentemente.

Outras empresas podem se beneficiar disso

Após ter uma alta queda no número de usuários ativos, o aplicativo concorrente criado pela Meta e integrado com o Instagram tem uma grande chance de crescer novamente em meio à crise enfrentada pelo que agora é conhecido como “X”.

Dessa forma, o caminho do “X” permanece incerto. As escolhas da empresa nos próximos meses serão cruciais para que eles se mantenham competitivos no acirrado mundo das redes sociais.

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