Psicologia financeira: como ela influencia suas decisões?

Por | Social Media na Uníntese |

Tags: , , , , ,

Uma das maiores preocupações da sociedade em que vivemos é o dinheiro. Isso por que nos dias de hoje, a maioria das pessoas, deseja ter mais, procuram por trabalhos que pagam bem e muitas não se sentem felizes ou bem com a quantia que recebem. Mas o que muitos não sabem é que a maneira de gerir nosso dinheiro fala muito sobre como somos. Se você tem tendência a esbanjar, se prefere economizar ou se opta por investir.

Pode não parecer, mas nossas emoções têm um impacto significativo na forma como lidamos com o dinheiro. Elas podem influenciar nosso comportamento financeiro, levando-nos a tomar decisões impulsivas, gastar mais do que podemos ou evitar investimentos por medo do risco.

investimentos

Por essa razão hoje nós vamos falar sobre a psicologia de preços que avalia o impacto das estratégias de valor sobre o comportamento do consumidor, suas percepções e decisões de compra. Pois compreender como os preços afetam a mente é fundamental para qualquer empresa que deseja maximizar seus lucros, fidelizar clientes e...

Deseja ler mais sobre este conteúdo? Clique no botão abaixo

Uma das maiores preocupações da sociedade em que vivemos é o dinheiro. Isso por que nos dias de hoje, a maioria das pessoas, deseja ter mais, procuram por trabalhos que pagam bem e muitas não se sentem felizes ou bem com a quantia que recebem. Mas o que muitos não sabem é que a maneira de gerir nosso dinheiro fala muito sobre como somos. Se você tem tendência a esbanjar, se prefere economizar ou se opta por investir.

Pode não parecer, mas nossas emoções têm um impacto significativo na forma como lidamos com o dinheiro. Elas podem influenciar nosso comportamento financeiro, levando-nos a tomar decisões impulsivas, gastar mais do que podemos ou evitar investimentos por medo do risco.

investimentos

Por essa razão hoje nós vamos falar sobre a psicologia de preços que avalia o impacto das estratégias de valor sobre o comportamento do consumidor, suas percepções e decisões de compra. Pois compreender como os preços afetam a mente é fundamental para qualquer empresa que deseja maximizar seus lucros, fidelizar clientes e se destacar no mercado de trabalho.

O que é psicologia financeira?

A psicologia financeira é um campo que estuda a interação entre as emoções humanas e as decisões financeiras. Assim, ela procura entender como os aspectos psicológicos ou gatilhos mentais influenciam nossos comportamentos relacionados ao dinheiro.

aspectos psicológicos

Ela é focada no estudo das decisões relacionadas com nosso dinheiro, nossas finanças pessoais, as quais têm um componente emocional especialmente elevado.

Por que o planejamento financeiro é importante?

Sabemos que os gastos e despesas fazem parte da nossa vida, no entanto, é preciso ter uma ideia do quanto estamos consumindo em relação ao que ganhamos para termos o controle da nossa vida financeira, pois é importante termos pelo menos uma reserva para casos de emergência.

controle da nossa vida financeira

Se não temos conhecimento sobre esse assunto, nossas emoções ou o impulso podem levar ao consumo excessivo e a gastos desnecessários.

A consequência de não ter um bom planejamento financeiro são as dívidas que com o tempo vão aparecendo e que influenciam no conforto e bem estar de uma pessoa.

conforto e bem estar

Assim, economizar e saber onde aplicar seu dinheiro é super importante para quando você se sentir um pouco instável economicamente saber que tem uma reserva para resolver a situação.

Causas que influenciam os hábitos financeiros

  • Padrões familiares

Os padrões familiares são responsáveis pela forma como uma pessoa vai lidar com o dinheiro. Alguém que nasceu com pais com muita dívida pode se acostumar com compras que nem precisava fazer e muitas vezes sem ter esse dinheiro em mãos.

sem ter dinheiro

Mesmo que muitas não fazem isso conscientemente, conforme o tempo vai passando, esses exemplos se tornam a base para a formação do perfil financeiro do adulto. Dessa forma, quando convivemos com pessoas que sabem investir, consequentemente aprendemos a investir.

  • Cultura social

A cultura social é outro fator que influencia na nossa relação com o dinheiro. Inclusive, de acordo com alguns dados do Relatório Global do Sistema Previdenciário de 2020 mostra que 90% dos brasileiros acima de 25 anos não costumam fazer poupança pensando na aposentadoria. E isso causa um certo efeito na forma de como as pessoas agem.

cultura social

Como não é todo mundo que tem um pensamento mais econômico, as pessoas não costumam falar muito sobre esse tema. No entanto, essa cultura acaba afetando a forma como lidamos com finanças. Apesar dessa situação, há pessoas que gostam de se informar e tem interesse pelo assunto.

Como usar a psicologia financeira a seu favor?

  • Preste atenção no seu comportamento

A primeira coisa que você precisa fazer é entender mais seu comportamento. Parece complicado mas é mais simples do que parece, basta prestar atenção nos seus impulsos e emoções que despertam a vontade de consumir algo durante o dia.

vontade de consumir

Tentar compreender como a psicologia funciona é a única forma utilizá-la a seu favor!

  • Crie metas

Se você sente que sempre que há alguma promoção ou desconto você sente a vontade de consumir o produto, é importante você criar metas para ajudar no seu controle financeiro.

Uma estratégia que pode ajudar você é definir um limite de quanto gastar no mês!

definir um limite de quanto gastar
  • Estude educação financeira

Ir atrás de conhecimento sobre como ter controle financeiro é de suma importância, isso por que você pode aprender sobre as tarifas e condições que os bancos oferecem e aprender como aplicar seu dinheiro para render mais, por exemplo.

aplicar seu dinheiro

Além disso, conversar sobre isso com quem entende do assunto pode ajudar você a entender melhor o que você ganha e tem.

Gestão Financeira na Faculdade UNÍNTESE

A gestão financeira é um campo amplo e repleto de oportunidades para profissionais qualificados. As áreas de atuação abrangem desde a gestão de investimentos e mercado financeiro até a consultoria financeira. Passando dessa forma, pela gestão bancária, controle de crises financeiras e muito mais.

gestão financeira

Durante o curso tecnólogo em Gestão Financeira, da Uníntese, o estudante tem uma formação completa, focada em desenvolver os conhecimentos técnicos além das habilidades comportamentais. Estas, também chamadas de Soft Skills, são determinantes para o sucesso dos profissionais nos tempos atuais.

Um curso superior de Gestão Financeira se justifica a partir da evolução dos processos de gerenciamento do capital das empresas. As técnicas que anos atrás funcionavam muito bem, hoje já não são as mais adequadas. Estamos em um cenário de inúmeras mudanças tecnológicas, sociais, na economia, que nos levam a rever as práticas adotadas dentro das empresas.

economia

Em nosso curso, oferecemos seis ênfases que permitem aos estudantes se especializarem em áreas específicas. Como gestão de investimentos e mercado financeiro, gestão bancária e mercado de crédito, gestão de crises financeiras e controladoria. Consultoria e planejamento tributário, gestão de compras e contas a pagar, gestão de crédito e cobrança. Essas ênfases proporcionam aos alunos um conhecimento aprofundado e prático nas respectivas áreas, preparando-os para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado financeiro.

Se você gosta de números, organização, rotina e se considera uma pessoa focada e quer ter um controle financeiro esse é o curso ideal para você.