Marketing 5.0: o que é, e como ele revolucionou a vida de todos nós

Por | Social Media na Uníntese |


Você já ouviu falar sobre o Marketing 5.0? Talvez ainda não, mas é muito provável que você já faça parte dessa nova tendência mundial.

Quer saber o porquê?

Acompanhe esse texto e vamos te explicar em detalhes.

O que é Marketing?

A expressão marketing vem do inglês “to Market”, que significa vender. Embora o objetivo seja a venda, o conceito em si do marketing é mais amplo, e está relacionado às estratégias que cada empresa adota para atender às necessidades de um determinado público. Daí vem o consumo, a venda propriamente dita.

Ok, mas e o Marketing 5.0?

A expressão Marketing 5.0 é o conceito mais moderno de marketing e tem por propósito unir as pessoas com a tecnologia, com a finalidade de transformar consumidores e multiplicadores de marcas e seus produtos.

O objetivo do Marketing 5.0 é aproximar empresas e pessoas, mesmo que de forma on-line. Os clientes deixam de ser apenas consumidores, passando a ser embaixadores das marcas. Esse consumidor, quando identificado com os valores de uma marca, passa a ser fiel, consumindo com mais frequência, aumentando a previsibilidade financeira dessa empresa.

Imagine o cenário em que você se identifica muito com uma empresa X, admira os produtos, posicionamentos e se sente parte integrante daquela companhia. Além disso, essa empresa te envia e-mails, mensagem no WhatsApp e muitas vezes até segue você nas redes sociais.

Muito provavelmente, você será um cliente fiel, que se nada grave acontecer, seguirá consumindo as novidades que a empresa lança.

Esse tipo de relacionamento não existia no passado, e é nisso que o Marketing 5.0 se pauta.

A expressão Marketing 5.0 é utilizada por Philip Kotler, o pai do marketing moderno.

Inclusive, o último livro dele chama-se “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”.

A pandemia e o marketing moderno

Muitos dos conceitos defendidos por Kotler a respeito do marketing 5.0 são atribuídas à pandemia. Com um mundo impactado pela covid-19, em que a maioria da população precisou ficar em casa, as relações de consumo foram muito atingidas. O comércio tradicional, com shopping centers e lojas, foi substituído, majoritariamente, pelo eletrônico.

Os restaurantes deram lugar aos aplicativos de delivery, as universidades precisaram se adaptar ao ensino a distância, mantendo excelência. Enfim, uma revolução que talvez levaria uma década para acontecer foi ocorreu em menos de 2 anos.

E foi a partir daí que as empresas precisaram fidelizar cada vez mais o público, para sobreviverem às restrições impostas pela pandemia. Foi preciso se reinventar, conversar com o público, passar o protagonismo para o consumidor, e não contrário.

Conclusão

A relação de consumo mudou, e o poder de decisão nunca esteve tão nas mãos do consumidor. Com um celular, em poucos minutos a gente pede comida, compra roupas e até mesmo estuda. Essa revolução contudo elevou o status do marketing dentro das empresas. Bons profissionais da área, alinhados às tendências mais modernas, são disputados no mercado de trabalho, além de terem ótimos salários.

Se você chegou até aqui, tenho uma pergunta para fazer: quer ser esse profissional e fazer a diferença nas relações de consumo, e sobretudo obter sucesso profissional gerando lucro?

Se nesse sentido, a resposta for sim, seu lugar é no curso de graduação da Faculdade Uníntese. Nosso curso tem nota máxima no MEC, e vai oportunizar a você obter todo o conhecimento técnico necessário para ser um profissional de excelência no marketing.

E o melhor: poderá aprender todos os conceitos do marketing 5.0 em detalhes, direto de sua casa, com o suporte dos melhores professores.

Clique nesse link e descubra como é fácil começar sua faculdade.

Por fim, reforçamos que o futuro espera os melhores. Venha então fazer parte dessa revolução!