Lifetime Learning: saiba qual a importância desse conceito em sua vida!

Por | Social Media na Uníntese |


Escute no player acima o conteúdo desse texto.

Você sabe o que é lifetime learning? A expressão tem origem no inglês e significa, em linhas gerais, aprendizado contínuo.

Esse conceito está ganhando cada vez mais destaque sobretudo entre as pessoas que buscam aperfeiçoar o conhecimento. A ideia do lifetime learning é estar sempre disposto a aprender. Como consequência, a pessoa que incorpora o conceito tende a crescer de forma contínua, seja na profissão quanto intelectualmente.

Lifetime Learning está mudando a postura das pessoas

No Brasil, as pessoas dedicam cerca de 10 anos para a formação formal (escola, cursos). Ao final desse período, a tendência da maioria é apenas aplicar no trabalho o que sabe.

O lifetime learning, no entanto, sugere que a pessoa esteja em constante aperfeiçoamento. A ideia aqui é que o profissional busque atualização, cursos e informações relevantes, que possam agregar e refletir no trabalho e na vida.

Um estudo da Universidade de Teerã apontou que profissionais que se dedicam a um aprendizado contínuo têm melhores cargos e salários. Quem aposta no lifetime learning também apresentou melhor adaptação. Pessoas em constante aprendizado têm a cabeça aberta e entendem o que as empresas mais precisam. É quem traz soluções mais assertivas.

Como incorporar o lifetime learning em minha vida?

Um dos primeiros passos para quem quer adotar esse modo de viver aprendendo está em listar o que você tem vontade de aprender. Faça escolhas que tenham a ver com aquilo que você gosta. Isso torna o aprendizado mais prazeroso e natural!

Depois, defina um prazo para aprender cada assunto dos quais você está disposto a se aprofundar. Comece por aquilo que pode dar resultados mais próximos. Por exemplo: você trabalha numa empresa e percebe que a área de gestão financeira tem muitos problemas. Neste caso, procure uma graduação de 2 anos nessa área – se for uma área com a qual se identifica. Ao longo da graduação, você terá o aprendizado das aulas e poderá já pensar em soluções a partir das experiências que vive no trabalho.

Assim que tiver uma oportunidade, naturalmente você terá um ótimo rendimento, pois vai agregar novos conhecimentos a um setor que tem carências no funcionamento.

Vamos pensar num outro cenário, no qual você já tem um diploma e atua numa profissão que não dá mais satisfação. E pior: não permite que você tenha perspectivas de crescimento. Neste caso, a solução mais natural seria fazer uma nova formação. Além de novos conhecimentos, você pode dar início a uma carreira repleta de realizações.

Cursos Tecnólogos são a melhor alternativa para quem busca nova carreira

Na Faculdade Uníntese, é possível fazer diversos cursos tecnólogos, com duração de 2 anos. Esse tipo de formação tem o mesmo status de uma licenciatura ou bacharelado, por exemplo. São ideais sobretudo para quem tem interesse em mudar de área de atuação.

Os cursos disponíveis são: Marketing, Gestão Comercial, Processos Gerenciais, Gestão Financeira, Gestão de TI e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A diferença no caso da Uníntese é a possibilidade de a pessoa fazer uma ênfase, agregando ainda mais conhecimento. Em suma, é como se o estudante saísse da graduação com um olhar aprofundado em um determinado assunto.

O lifetime learning é apontado como uma quebra de paradigmas, pois instiga a pessoa a se manter em constante aprendizado, buscando conhecimento. Nesse sentido, a tecnologia é uma forte aliada. Hoje é possível fazer cursos de grandes universidades do mundo sem a necessidade de sair de casa. Os cursos da Uníntese, por exemplo, são on-line, autorizados com nota máxima no MEC, e permitem que os estudantes façam a graduação de qualquer lugar, sem precisar ir a um polo presencial.

Por fim, deixamos aqui a reflexão de Aristóteles: “a alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais”.