Como Final Fantasy se tornou o sucesso que é hoje?

Por | Social Media na Uníntese |

Tags: , , , , , , , , , ,

Final Fantasy (FF) é uma franquia de jogos eletrônicos criada pelo japonês Hironobu Sakaguchi e desenvolvida pela empresa Square Enix. 

Os títulos da série principal possuem temáticas fantasiosas e se enquadram no gênero RPG (Role-playing game), onde é possível controlar um ou mais personagens. Na maioria das vezes, os protagonistas são heróis e lutam contra as forças do mal, no entanto, é possível você ser o vilão também.

O primeiro jogo da franquia foi lançado em 1987. Desde então, a série se tornou uma das mais icônicas e influentes na indústria dos jogos eletrônicos.

Como funciona o Final Fantasy? 

Cada jogo apresenta uma narrativa independente, com heróis, vilões e enredos únicos. O gameplay geralmente envolve explorar cenários, interagir com NPCs (non-playable character), lutar contra inimigos, adquirir novas habilidades, melhorar itens e progredir na história. No entanto, existem alguns elementos recorrentes que caracterizam os jogos da franquia. 

A história de Final Fantasy varia de jogo para jogo, isso por que cada título da série apresenta uma história independente com...

Deseja ler mais sobre este conteúdo? Clique no botão abaixo

Final Fantasy (FF) é uma franquia de jogos eletrônicos criada pelo japonês Hironobu Sakaguchi e desenvolvida pela empresa Square Enix. 

Os títulos da série principal possuem temáticas fantasiosas e se enquadram no gênero RPG (Role-playing game), onde é possível controlar um ou mais personagens. Na maioria das vezes, os protagonistas são heróis e lutam contra as forças do mal, no entanto, é possível você ser o vilão também.

O primeiro jogo da franquia foi lançado em 1987. Desde então, a série se tornou uma das mais icônicas e influentes na indústria dos jogos eletrônicos.

Final Fantasy

Como funciona o Final Fantasy? 

Cada jogo apresenta uma narrativa independente, com heróis, vilões e enredos únicos. O gameplay geralmente envolve explorar cenários, interagir com NPCs (non-playable character), lutar contra inimigos, adquirir novas habilidades, melhorar itens e progredir na história. No entanto, existem alguns elementos recorrentes que caracterizam os jogos da franquia. 

A história de Final Fantasy varia de jogo para jogo, isso por que cada título da série apresenta uma história independente com personagens e configurações diferentes. No entanto, existem alguns elementos recorrentes que caracterizam os jogos da franquia. 

Quantos Final Fantasy existem? 

Desde seu lançamento (1987), já foram ao ar 16 produções. Contando, a série tem mais de 35 anos de história. 

Seu último lançamento foi em 22 de junho deste ano e já é o maior sucesso, inclusive será exclusivo do Playstation 5 por seis meses.

Existem outros jogos que são baseados em Final Fantasy, mas são considerados spin off, coletâneas ou derivadas. Por essa razão não entram na lista original. 

Quase falência

Em 1987, a empresa japonesa de jogos Square, fundada por Masafumi Miyamoto, estava falindo, e eles precisavam de algo que pudesse salvar a empresa.

Na época, o Nintendo Famicom acabava de ser lançado e revolucionou o mercado de consoles de jogos e até começou a ser lançado fora do Japão como Nintendo Entertainment System (NES). Foi aí que a empresa Square viu a oportunidade e seu novo objetivo era levar seu jogo para a Nintendo.

Provavelmente, quando você ouve esse nome, você deve pensar em jogos como Super Mario, The Legend of Zelda e alguns outros jogos lendários da empresa. E é justamente pela Nintendo ser uma grande empresa de jogos que a Square se deparou com desafios até entrar no mercado de consoles dominado pelo Nintendo original na época.

Quando finalmente conseguiram entrar para a Nintendo, o contrato original da Square com a empresa e o lançamento de jogos no Famicom foi um desastre total: durante o primeiro ano e meio de contrato, eles não renderam dinheiro.

A Square estava realmente lutando com sua identidade na época e por mais que os desenvolvedores da empresa os consideravam uma empresa de software de computador, não uma empresa de console, eles tinham a vantagem de não estar relacionados aos jogos de console em geral pois podiam processar gráficos rapidamente.

Assim, Sakaguchi e Square começaram a criar vários jogos, mas por mais que os mesmos fossem bem feitos, eles não vendiam. Isso fez parecer que os desenvolvedores da Square tinham apenas potencial, mas nada além disso.

Com tantas tentativas fracassadas, a Square já estava ficando sem dinheiro, ficando cada vez mais próxima da falência, nesse ponto, muitos já teriam desistido, mas Sakaguchi estava determinado a deixar sua marca na indústria de jogos antes que tudo fosse por água a baixo.

Dessa forma, ele e sua equipe decidiram tentar uma última vez, desta vez concentrando seus esforços em uma aventura épica de fantasia para jogos rivais como Wizardry.

Origem

Foi a primeira vez que associaram o título “Final Fantasy” à empresa e também foi o último esforço da Square, que já estava por um fio, para manter a empresa viva.

Não havia garantias que que a Square fosse sobreviver naquele ano, então em 18 de dezembro de 1987 no Japão, a empresa arriscou tudo e finalmente lançou Final Fantasy.

Para o desenvolvimento do primeiro FF, Sakaguchi recrutou alguns especialistas fora de sua especialidade para a empresa. A Square trouxe Yoshitaka Amano (artista de anime), que foi quem ajudou a criar designs visuais para o jogo e também Nobuo Uematsu que foi quem criou a trilha sonora do Final Fantasy.

O projeto final da empresa era um pacote completo e bem elaborado que os jogadores poderiam pegar e aproveitar imediatamente. Assim, um único jogo provou ser tão popular que salvou uma empresa.

O game foi construído a partir da influência de Dragon Quest (jogo feito pela empresa rival Enix) que tinha elementos de ação e aventura baseados em turnos.

O primeiro Final Fantasy vendeu 520.000 cópias no Japão e 700.000 cópias na América do Norte. Por essa razão, ele é considerado uma lenda que popularizou e legitimou o gênero RPG, ainda mais, ele estabeleceu um precedente para a série Final Fantasy que hoje é um grande sucesso. E assim, FF transformou uma empresa falida em uma das editoras de videogames mais populares do mundo.

Por que Final Fantasy trocou a Nintendo pela Sony?

Por um tempo, a empresa lançou vários jogos populares para a Super Nintendo Entertainment System (SNES), inclusive algumas continuações do jogo Final Fantasy. 

Mas depois de um tempo, a parceria continuou no Nintendo 64, onde a Square lançou Final Fantasy VII como um título exclusivo para o console. No entanto, a Nintendo 64 utilizava cartuchos, enquanto a Sony PlayStation usava CDs, o que permitia maior capacidade de armazenamento. 

A decisão da Square de lançar Final Fantasy VII no PlayStation foi influenciada pela capacidade de armazenamento em CD e pelo sucesso comercial do PlayStation, que atraiu um público maior. Além disso, rumores sugerem que a Square enfrentou desafios técnicos ao tentar adaptar o jogo para o formato de cartucho do Nintendo 64.

Após essa mudança, Square e Nintendo sofreram uma divisão de longa data. Inclusive, um funcionário da Square lembrou que a Nintendo disse à empresa para “nunca mais voltar”. 

A partir desse momento, a Square expandiu seu foco e começou a desenvolver jogos para várias plataformas. Incluindo PlayStation, Xbox e PC, além dos consoles da Nintendo. Mas a Square Enix continuou a manter um relacionamento próximo com a Nintendo, lançando jogos para seus consoles. Como “Final Fantasy Crystal Chronicles” para o Game Cube e jogos da franquia “Dragon Quest” para o Nintendo DS e Switch. 

Square: 

A Square foi fundada em 1983 por Masafumi Miyamoto em Yokohama. No início uma divisão de jogos para computadores da Den-Yu-Sha, no entanto, a empresa se separou em 1986 e tornou-se independente, chamando-se Square Co.Ltd. 

Em 1987, lançaram o RPG eletrônico Final Fantasy, que se tornou um grande sucesso comercial e gerou várias sequências, dessa forma, impulsionada por esse sucesso, a Square desenvolveu outros jogos populares como Chrono Trigger, Secret of Mana e Kingdom Hearts. 

A empresa abandonou a Nintendo 64 devido aos custos mais baixos de produção dos consoles de CD. Final Fantasy VII, lançado no PlayStation, vendeu 9,8 milhões de unidades, tornando-se o segundo jogo mais vendido do console. 

Enix:

A Enix fundou-se em 1975 e entrou na indústria de jogos eletrônicos em 1982. A empresa é conhecida por publicar os jogos da série Dragon Quest, desenvolvida pela Chunsoft. 

Eles lançaram o primeiro jogo em 1986, o qual se tornou um grande sucesso. Ao contrário da Square , que passou a desenvolver exclusivamente para o PlayStation, a Enix decidiu desenvolver jogos tanto para a Nintendo quanto para a Sony. Essa decisão aumentou o valor das ações da Enix e da Sony na época. A empresa inclusive foi listada na Bolsa de Valores de Tóquio em 1999. 

Fusão:

Desde 2000, consideraram a fusão entre a Square e a Enix, mas adiaram-na devido ao fracasso financeiro do filme “Final Fantasy: The Spirits Within”.

A Square estava enfrentando perdas financeiras e recebeu um investimento da Sony. Após o sucesso de “Final Fantasy X” e “Kingdom Hearts”, as finanças da empresa se estabilizaram.

Eles oficialmente anunciaram a fusão em 2002, com o objetivo de reduzir custos de desenvolvimento e competir com desenvolvedoras estrangeiras.

No início, os acionistas estavam preocupados, mas resolveram as preocupações e a fusão ocorreu em abril de 2003, formando a Square Enix. A nova empresa era composta principalmente por antigos funcionários da Square, com Yōichi Wada como presidente e Kenji Honda como vice-presidente. Eles transferiram a sede para Tóquio em julho do mesmo ano.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o universo de RPG e como funciona os jogos? Leia mais sobre aqui. Além disso, nós possuímos o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas onde você pode aprender a programar jogos nesse estilo. Cadastre-se no formulário abaixo para saber mais.