Desafio criativo: 7 dias para exercitar seu pensamento

O ato de pensar ou pensamento é um processo que tem como principal objetivo desenvolver a nossa percepção da realidade e avaliar as circunstâncias e valor delas em nossa vida.

É uma forma de um processo mental ou faculdade do sistema mental, que nos permite modelar nossa percepção do mundo. E também como lidaremos com ele de forma efetiva e de acordo com nossas metas, planos e desejos.

Todo pensamento é fundamental nos nossos processos de aprendizagem, seja ele qual for.

isso aí

“A essência do homem é pensar”

“Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente”

“Penso, logo existo”

- René Descartes

Podemos ver que o pensamento é um dos fatores essenciais no nosso processo de aprendizagem. E graças aos estudos desenvolvidos nos últimos anos, hoje é possível observar que existe diversos tipos de pensamentos. E entender melhor como cada um interfere no modo como vemos a realidade das...

Deseja ler mais sobre este conteúdo? Clique no botão abaixo

O ato de pensar ou pensamento é um processo que tem como principal objetivo desenvolver a nossa percepção da realidade e avaliar as circunstâncias e valor delas em nossa vida.

É uma forma de um processo mental ou faculdade do sistema mental, que nos permite modelar nossa percepção do mundo. E também como lidaremos com ele de forma efetiva e de acordo com nossas metas, planos e desejos.

Todo pensamento é fundamental nos nossos processos de aprendizagem, seja ele qual for.

isso aí

“A essência do homem é pensar”

“Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente”

“Penso, logo existo”

– René Descartes

Podemos ver que o pensamento é um dos fatores essenciais no nosso processo de aprendizagem. E graças aos estudos desenvolvidos nos últimos anos, hoje é possível observar que existe diversos tipos de pensamentos. E entender melhor como cada um interfere no modo como vemos a realidade das coisas.

pensamento é essencial

Assim, hoje veremos sobre alguns tipos de pensamentos existentes, com algumas dicas de como identifica-los e como transformar seu pensamento em apenas 7 dias.

Quais são os 9 tipos de pensamentos existentes?

Pensamento reflexivo – Este pensamento foi exposto por John Dewey, em seu livro “Como pensamos”, onde ele reconhece que este pensamento facilita uma ação sistemática, orienta ações para atingir um objetivo de forma consciente e ainda facilita o controle entre o pensamento e a ação que será realizada.

O pensamento reflexivo é referente as diferentes maneiras pelas quais as nossas ideias ou circunstâncias que acontecem no dia a dia podem ser representadas e expressadas. Podemos dizer que ter este pensamento irá nos ajudar a planejar de forma consciente nosso comportamento de acordo com nossas expectativas.

planejamento

Pensamento crítico – É responsável pela investigação, análise e avaliação do conhecimento. Fazendo com que enfrentemos a realidade em todas as suas dimensões (como queremos que ela seja, como todos vemos a realidade no presente e no passado).

Portanto, esse tipo de pensamento nos permite nos permite visualizar diferentes realidades que possam estar ocultadas. Assim podemos analisar todos os fatos antes de formar um julgamento.

visualizar diferentes realidades

Pensamento analítico – Com esse pensamento conseguimos entender melhor qualquer situação em que estamos. Além de conseguir classificar e organizar a realidade para processa-la da melhor forma possível.

Quando adotamos este tipo de pensamento passamos a ter ideias mais claras e definidas, já que fazemos com frequência análises exaustivas e reflexivas sobre problemas ou situações.

Pensamento lógico – É um tipo de pensamento baseado na expressão de ideias ordenadas. Geralmente pessoas que possuem este pensamento acreditam em regras já estabelecidas por um sistema lógico.

expressão de ideias ordenadas

É comum que as pessoas utilizem este pensamento para obter novas ideias a partir de outras que ela já tinha em mente. Seguindo uma ordem lógica e precisa, sem contar que podemos ter uma expectativa mais real do que é esperado em determinadas situações.

Pensamento sistêmico

Refere-se a nossa capacidade de compreensão das relações com os diferentes elementos que compõem um elemento, é muito aplicado na resolução de problemas interpessoais, relações sociais ou organizacionais, pois diz respeito a interação entre os sistemas que estamos.

Pensamento analógico – Esse tipo de pensamento nos ajuda a organizar as ideias com a finalidade de poder realizar comparações entre cada uma delas, o usamos constantemente em nossa vida cotidiana. Isso por que ele está em praticamente todas as atividades humanas, pois envolve a representação mensal que fazemos das relações existentes entre objetos e pessoas.

organizar as ideias

Pensamento criativo – É aquele pensamento que nos ajuda na criação de ideias, novas experiências ou até mesmo novas realidades, já que as pessoas que possuem esse pensamento sempre estão pensando em algo novo e acreditam que tudo é possível.

Geralmente esse pensamento é mais fácil de ser percebido em crianças, isso porque dificilmente os adultos continuam exercitando esse pensamento no decorrer da vida.

Pensamento deliberativo – É o modo que as pessoas tomam suas decisões. Pessoas determinadas tomam uma decisão através de certos critérios, valores pessoais, princípios éticos ou normas já estabelecidas.

tome decisões

Algumas pessoas conseguem utilizar o pensamento lógico e o pensamento deliberativo ao mesmo tempo dependendo a situação que ocorre para tomar uma decisão importante.

Pensamento prático – É o pensamento que mais utilizamos no dia a dia, seja pessoal ou profissional. Com ele podemos aplicar nossos conhecimentos de maneira mais simplificada e prática.

Ao desenvolver este tipo de pensamento, conseguiremos fazer com que as atividades diárias sejam estabelecidas e cumpridas com os resultados esperados.

7 dias para transformar seu pensamento

  • Escolha uma ideia na qual você não acredita

No primeiro dia, você vai tentar se imaginar alguém que pensa diferente que você. Assim, você pode ver que meios e argumentos você utilizaria para convencer essa pessoa de que a mesma está errada, e colocar seu ponto de vista.

fale com você mesmo
  • Reflita sobre seus erros

Toda vez que cometemos um erro, procuramos tentar ao máximo esquecê-lo.

Por isso, no segundo dia, você vai refletir sobre um erro que já tenha cometido e você vai se concentrar naquele momento. Esse exercício é para você perceber que nem sempre estará certo, e que está tudo bem errar de vez em quando, desde que você aprenda com este erro.

pense nos seus erros
  • Experimente novos alimentos

No terceiro dia, você vai escolher um restaurante que você normalmente não iria e pedir algo que você não pediria, ou que nunca experimentou.

Ou se preferir, compre alguns ingredientes para fazer um prato eu você normalmente não utilizaria. Isso por que alguns estudos que sair um pouco da rotina, ajuda a exercitar o pensamento e a criatividade.

cozinhe
  • Fale com estranhos

Sabe aquele conselho que os pais sempre dão: “Não fale com estranhos”? Bom, no quarto dia, você irá desobedecê-los.

Tente conversar com pessoas que você normalmente não costuma trocar uma ideia, ou converse com alguém eu pense diferente de você e tente entender o ponto de vista dessas pessoas.

Quanto mais você se esforçar para entender como o próximo pensa, mais amplo será seu pensamento.

converse com estranhos

Veja arte

Essa dica não se refere a ver quadros de Van Gogh e Da Vinci, e sim realmente ver artes que são diferentes, mesmo aquelas que você não gosta.

Por isso, no quinto dia, você vai ver uma exposição que te exponha a uma arte diferente da que você normalmente vê (você pode fazer isso online). Isso o ajudará a pensar de forma diferente.

vendo arte
  • Busque referências e inspirações

Criar coisas novas é como um quebra-cabeça. Por vezes você une peças que parecem que não tem nada ver, mas no final o resultado consegue impressionar.

A criatividade pode surgir através de várias referências que você vê no dia a dia, mesmo que não tenha uma ligação direta com o que você trabalha profissionalmente.

Assim, no sexto dia, você vai procurar ver um filme ou série diferente, ouvir uma música nova ou conversar sobre algo aleatório com alguém, pois tudo isso pode ajudar a desencadear ideias inovadora.

ouvindo música
  • Abrace o ócio criativo

Sabe quando a gente passa horas tentando resolver um problema, sofrendo com a falta de respostas, e, tempos depois, em um momento de descanso, a solução simplesmente surge, do nada?

Isso acontece porque, muitas vezes, o nosso inconsciente tem a resposta que precisamos, mas nós não damos espaço para que ela surja no nosso consciente, pois estamos sobrecarregando o nosso cérebro.

Por essa razão, no sétimo e último dia, você vai colocar na sua cabeça que, às vezes, seu cérebro precisa de uma pausa. Faça uma caminhada, veja um filme, faça uma atividade relaxante, saia ou tenha uma noite de pijama com seus amigos (as)… qualquer coisa que ajude a descansar a mente.

noite do pijama

Exercite seu pensamento com a Uníntese

O caminho para o crescimento está na Uníntese. Só aqui você pode exercitar todos esses pensamentos citados e muito mais. Isso por que cada um de nossos cursos tem uma metodologia única que vão colaborar com sua formação profissional.

Conosco, além de adquirir conhecimentos significativos que te preparam para o mercado de trabalho, você desenvolverá habilidades essenciais para o sucesso profissional e pessoal.

Com uma metodologia única e corpo docente altamente qualificado, estamos prontos para impulsionar sua carreira rumo às conquistas.

Preparar-se para o mercado é uma coisa, prosperar nele é outra. Nossa Graduação te ajuda com as duas!

Para saber mais sobre nós, cadastre-se no formulário abaixo.