Criatividade e empatia: entendendo as necessidades do seu público

Ultimamente a empatia vem sendo um dos assuntos mais comentados no mundo, principalmente no mundo corporativo. Provavelmente você já ouviu alguém falando que “as pessoas precisam ter mais empatia”, seja na sua empresa, em casa, na TV ou na internet. Mas você já parou para pensar o que isso significa na prática?

Empatia diz respeito à capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo assim, o sentimento ou reação da outra pessoa, imaginando-se nas mesmas circunstâncias.

A prática da empatia é importante pois vai possibilitar melhorar as relações, isso porque melhora o entendimento sobre o outro e diminui os embates. Além disso, proporciona discussões mais justas e compreensivas.

Em um contexto empresarial, tente imaginar a verdade que se passa na cabeça do seu cliente, compreendendo quais são os problemas que ele enfrenta e o que ele precisa para ter sucesso.

Uma maneira de trabalhar a empatia é através de um mapa. Sim, o mapa da empatia. Ele possibilita entender melhor os outros, colocando o emissor (o que quer...

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Ultimamente a empatia vem sendo um dos assuntos mais comentados no mundo, principalmente no mundo corporativo. Provavelmente você já ouviu alguém falando que “as pessoas precisam ter mais empatia”, seja na sua empresa, em casa, na TV ou na internet. Mas você já parou para pensar o que isso significa na prática?

Empatia diz respeito à capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo assim, o sentimento ou reação da outra pessoa, imaginando-se nas mesmas circunstâncias.

A prática da empatia é importante pois vai possibilitar melhorar as relações, isso porque melhora o entendimento sobre o outro e diminui os embates. Além disso, proporciona discussões mais justas e compreensivas.

Em um contexto empresarial, tente imaginar a verdade que se passa na cabeça do seu cliente, compreendendo quais são os problemas que ele enfrenta e o que ele precisa para ter sucesso.

Uma maneira de trabalhar a empatia é através de um mapa. Sim, o mapa da empatia. Ele possibilita entender melhor os outros, colocando o emissor (o que quer saber mais sobre seu público-alvo no lugar do cliente.

Por isso, hoje nós vamos entender melhor sobre o que é o Mapa da Empatia e como utilizá-lo no meio profissional.

O que é o Mapa da Empatia?

O Mapa da Empatia é uma ferramenta de gestão utilizada, de forma visual, para conhecer um cliente ou, até mesmo, o seu público-alvo. Surgiu a partir do Design Thinking (técnica que combina empatia, criatividade e racionalidade), para atender as necessidades do usuário e criar boas e inovadoras soluções.

Além disso, é um instrumento muito utilizado, sendo que é uma abordagem empática para a resolução de problemas. Além disso, tem como objetivo estudar as necessidades humanas, observando as dores do cliente e oferecendo a visão necessária para que as empresas aprimorem a experiência do seu cliente, a tornando mais profunda e satisfatória.

Como funciona e para que serve?

O Mapa da Empatia funciona por meio de análises de respostas obtidas através de perguntas feitas ao cliente.

Sendo elas:

Com quem estamos sendo empáticos, o que ele (a) precisa fazer, o que eles (a) vêem, o que ele (a) fala, o que ele (a) faz? O que ele (a) escuta? O que ele (a) pensa e sente? Quais são suas dores?

Com a análise das respostas será possível obter uma compreensão mais profunda sobre seu cliente ou público-alvo, aprimorando assim a sua experiência.

Há várias formas de realizar este mapa, como: post-it, papéis, flip chart ou até mesmo pelo seu computador. O Mapa pode ser realizado da maneira que você se entender melhor, de maneira visual, isso por que o cérebro humano tem melhor associação à partir de imagens.

Dessa forma, serve para aprofundar o levantamento de hipóteses sobre o cliente ou público-alvo. Essa identificação vai ajudar na definição de estratégias e abordagens para com o outro.

Quais são os benefícios e vantagens do Mapa da Empatia?

Ele é muito beneficente para sua empresa ou negócio, independente do tamanho do mesmo, pois permite um conhecimento mais aprofundado sobre os clientes e insights.

Além disso, com a criação de uma persona fictícia é mais fácil da seu empreendedorismo poderá representar um potencial de cliente ideal, como por exemplo:

      – Melhor entendimento sobre o público da marca/empresa;

      – Criação de uma persona que representa seu nicho ideal;

      – Rápida aplicação e com baixos custos;

Concluímos assim que os insights que são obtidos com esse mapa serão de grande importância para as estratégias de Marketing da sua empresa. Dessa forma, o uso dessa ferramenta também ajuda na conversão de leads para clientes.

Como elaborar um Mapa da Empatia?

      – Primeiramente, você precisa preencher a seção do objetivo para definir quem é seu cliente e em quem a empresa quer focar;

      – Depois que o objetivo for esclarecido, comece por “o que ele(a) vê?” até “o que ele(a) escuta?”. Você só vai seguir em frente depois de terminar as quatro seções da parte externa ao rosto central.

      – Após o preenchimento das quatro áreas externas do rosto central, você vai focar em tal face. Essa parte fica por último pois você já vai conhecer sua persona e seus gostos, o que facilita na imaginação “o que é estar por dentro da cabeça?”.     

Após isso, seu Mapa da Empatia estará pronto e você poderá colocar em prática todos os conhecimentos atribuídos, pois podemos perceber que a utilização do mesmo simplifica a construção e planejamento de boas técnicas e táticas para com seus clientes. 

Cadastre-se abaixo e comece hoje mesmo a descobrir como saber das necessidades do seu cliente ou público-alvo e como ter uma estratégia de Marketing elaborada para seu negócio.