Você conhece os 4ps do Marketing e como utilizá-los?

Por | Social Media na Uníntese |

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O Marketing é uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa, pois ele que é responsável por agregar valor ao cliente e assim aumentar a venda e a lucratividade.
         Mas, você conhece as ferramentas mais utilizadas dentro do Marketing? São os “4ps” que    resumem o conceito básico dos pilares da estratégia de marketing: preço, produto, praça e promoção. Portanto, eles são assim chamados por trazerem as iniciais dessas palavras que representam as variáveis das ofertas que as empresas fazem ao público-alvo a fim de alcançar seus objetivos de marketing.

Segundo Philip Kotler, que popularizou esse conceito, os 4ps do Marketing são variáveis controláveis pelas empresas. Portanto, são decididas internamente, no momento do planejamento e conforme os objetivos de marketing, para influenciar as respostas dos consumidores.

Além disso, são variáveis interdependentes, já que uma influencia a outra e depende da outra para o seu sucesso. Por isso, elas precisam ser planejadas em conjunto para que estejam alinhadas e provoquem uma percepção única e relevante...

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O Marketing é uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa, pois ele que é responsável por agregar valor ao cliente e assim aumentar a venda e a lucratividade.
         Mas, você conhece as ferramentas mais utilizadas dentro do Marketing? São os “4ps” que    resumem o conceito básico dos pilares da estratégia de marketing: preço, produto, praça e promoção. Portanto, eles são assim chamados por trazerem as iniciais dessas palavras que representam as variáveis das ofertas que as empresas fazem ao público-alvo a fim de alcançar seus objetivos de marketing.

Segundo Philip Kotler, que popularizou esse conceito, os 4ps do Marketing são variáveis controláveis pelas empresas. Portanto, são decididas internamente, no momento do planejamento e conforme os objetivos de marketing, para influenciar as respostas dos consumidores.

Além disso, são variáveis interdependentes, já que uma influencia a outra e depende da outra para o seu sucesso. Por isso, elas precisam ser planejadas em conjunto para que estejam alinhadas e provoquem uma percepção única e relevante sobre a marca.

Agora vamos conhecer cada um dos 4ps do Marketing e aprender a utilizá-los?

Produto

         O primeiro “P” é o “P” que é a base da existência de uma empresa pois ele se refere ao produto em si. É ele que satisfaz a necessidade dos consumidores e oferece benefícios na sua vida. Além disso, é através dele que os outros 3ps são criados.

         Portanto, para que a empresa tenha um produto de qualidade, é necessário entender as características dele, como suas funcionalidades, design, qualidade, embalagem, entre outros aspectos.


         Além disso, é essencial também entender seu público-alvo, para que o produto seja desenvolvido de acordo com as necessidades e expectativas dos consumidores e ficar de olho nas movimentações de mercado para ajustar seus preços quando necessário, já que é um fator flexível e fácil de ser alterado para manter seu posicionamento.

         Apesar disso, não se recomenda variar o preço com muita frequência e sem necessidade, já que pode confundir a percepção do consumidor. É importante ressaltar que o P de Produto não se refere apenas a bens, mas também a serviços, que são intangíveis e variam no momento da execução.

         Preço

         Em relação ao “P” de preço, ele é o único que gera receita para a empresa e é o valor que o cliente pagará pelo produto. Algo a se pensar é que quanto maior a percepção de valor do produto, mais ele vai se dispor a pagar.

Deve-se levar em consideração diversos fatores, como os custos de produção, a concorrência e a elasticidade da demanda, entre outros, para definir esse preço.

         É importante encontrar um equilíbrio entre o preço e a qualidade do produto, de forma a oferecer um bom custo-benefício para o consumidor.

         Ainda mais, não é recomendada variar o preço com muita frequência e sem necessidade pois pode confundir o consumidor.

         Praça

         Já no “P” de praça refere-se aos canais de distribuição e aos pontos de vendas, sejam físicos ou virtuais, por isso, a gente precisa considerar o cliente que compra não só usando a internet, como também uma variedade de dispositivos eletrônicos.

         Prova disso, é o surgimento de um novo termo para designar o comércio a partir de smartphones, o m-commerce.

         É a partir dessa premissa que ganha força o conceito de geolocalização, cada vez mais explorado pelo Google, por exemplo. As buscas hoje são quase sempre locais, em função do uso massivo de celulares para diversas finalidades. Você digita restaurante e o mecanismo sugere resultados por proximidade.

O ponto de venda, ou seja, o local onde o produto será vendido, é representado por esse “P”. Isso inclui tanto o ambiente físico, como lojas físicas, quanto o ambiente virtual, como lojas online e marketplaces.

         É importante escolher os canais de distribuição corretos, levando em consideração as características do produto e do público-alvo.

         Promoção

         Nesse “P” é o que mais utilizamos nas estratégias de Marketing e é bem comum confundi-lo com o que vemos diariamente nos anúncios da internet, propagandas na TV, rádios e cinemas.

         Esse “P” também pode significar promover, que significa levar seu produto até o cliente, direta ou indiretamente, ou seja, fazer o público ter conhecimento da sua promoção.

         Ele consiste nas estratégias de comunicação utilizadas para divulgar o produto. Isso inclui a publicidade, o marketing de conteúdo, as redes sociais, entre outras ferramentas. O objetivo é criar um relacionamento com o cliente e incentivá-lo a comprar o produto, seja por meio de ofertas, descontos ou outras promoções.

      Agora você conhece os 4ps do Marketing mas como usá-los?

         Ok, agora que você já conhece os 4ps do Marketing, que tal eu lhe ensinar a como utilizá-los na prática? Sua empresa deve incluir essas definições no planejamento e consolidá-las em um plano de Marketing. Vamos lá?

         Defina seu público-alvo

         Comece definindo o seu público-alvo. Afinal, são nessas pessoas que o Preço, o Produto, a Praça e a Promoção devem mirar. Mas não defina esse público a partir de suposições, invista em pesquisas de mercado que investiguem os perfis e comportamentos do público. Você deve identificar necessidades no segmento-alvo que o seu produto é capaz de atender.

         Defina a sua estratégia competitiva

         A estratégia competitiva define como a empresa vai enfrentar o mercado e determina também as escolhas do Composto de Marketing. Segundo Michael Porter, uma empresa pode adotar uma estratégia de: liderança em custo, diferenciação e foco. 

         Defina o posicionamento de mercado

         A definição do posicionamento do mercado deve ser pensada para o público-alvo, de acordo com a estratégia competitiva. A intenção é desenvolver a oferta da empresa, ou seja, criar as estratégias de Marketing Mix para conquistar uma posição única e valorizada na mente do público-alvo. 

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