A importância da propaganda e estratégia em tempos de Guerra
A propaganda foi muito importante ao longo da história e até hoje é, tanto que essa estratégia tem sido uma grande influência na nossa cultura. Pois desde o século XIX, quando a propaganda começou a ganhar valor com o início da Revolução Industrial, a mesma passou a desempenhar um papel cada vez mais importante no nosso dia a dia. Mantendo-se assim, constante a demanda por comunicação, persuasão e influência sobre as pessoas.
A propaganda, em suas diversas formas, é importante na divulgação de mensagens, ideias e produtos. Pois muda a forma como vemos o mundo e as escolhas que fazemos. Ainda mais, desde a antiguidade até a atual era digital, essa estratégia tem sido importante pois reflete não apenas na evolução da comunicação, mas também nas mudanças sociais, políticas e econômicas ao longo do tempo.
Assim, hoje nós vamos ver como a propaganda desempenhou um papel importante e influenciável nos tempos de guerra e continua a fazê-lo até os dias de hoje. Vamos lá?
A propaganda...
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A propaganda foi muito importante ao longo da história e até hoje é, tanto que essa estratégia tem sido uma grande influência na nossa cultura. Pois desde o século XIX, quando a propaganda começou a ganhar valor com o início da Revolução Industrial, a mesma passou a desempenhar um papel cada vez mais importante no nosso dia a dia. Mantendo-se assim, constante a demanda por comunicação, persuasão e influência sobre as pessoas.
A propaganda, em suas diversas formas, é importante na divulgação de mensagens, ideias e produtos. Pois muda a forma como vemos o mundo e as escolhas que fazemos. Ainda mais, desde a antiguidade até a atual era digital, essa estratégia tem sido importante pois reflete não apenas na evolução da comunicação, mas também nas mudanças sociais, políticas e econômicas ao longo do tempo.
Assim, hoje nós vamos ver como a propaganda desempenhou um papel importante e influenciável nos tempos de guerra e continua a fazê-lo até os dias de hoje. Vamos lá?
A propaganda em tempos de guerra
Se você acessou a internet nessas últimas semanas, certamente viu que muito se tem comentado sobre as Guerras que estão acontecendo nesses últimos tempos, as estratégias utilizadas e suas consequências no mundo.
Dessa forma, nesses conflitos armados, a propaganda pode ser criada para fortalecer a moral da tropa, desestabilizar o oponente e influenciar a opinião pública, repercutindo até em decisões a nível estratégico.
Desde o século passado, as mídias, incluindo cartazes, jornais, filmes e outras formas, tem sido muito utilizadas para criar uma imagem positiva do país e, ao mesmo tempo, desacreditar e desumanizar o inimigo.
Por exemplo, nas duas primeiras guerras, as pessoas empregaram amplamente a propaganda. Pois essa estratégia foi utilizada para mobilizar soldados, reforçar o nacionalismo, estimular o racionamento de recursos e arrecadar fundos para financiar a participação dos países nos conflitos.
1° Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918), constituiu um despertar para a propaganda de guerra. Foi nesse contexto que, pela primeira vez, as nações fizeram uso de forma maciça da propaganda em contexto de guerra. Dessa forma, essa ferramenta se mostrou uma verdadeira arma de combate.
Ainda mais, com um papel que ia além da simples comunicação dos progressos no campo de batalha, a propaganda foi utilizada com todo o seu potencial como um instrumento de interface entre os propósitos políticos e econômicos da guerra e a formação ideológica das sociedades envolvidas em seu contexto.
Assim, cada nação que participou na Grande Guerra de 1914-18, usou cartazes de propaganda como meio para justificar seu envolvimento no conflito. Mas também como meio de recrutar homens, dinheiro e outros recursos para sustentar a campanha militar.
Os cartazes eram o meio mais visual de comunicar a propaganda, através das suas frases diretas.
Propagandas na 1º Guerra Mundial
- I Want You For The U.S Army
Tio Sam aponta o dedo e dispara: “Quero você no Exército dos EUA”. Em 1917, ano em que os americanos entraram na Primeira Guerra Mundial ao lado de franceses e britânicos, criaram esse pôster, que se tornou um dos grandes ícones do século 20.
Nessa época, vivia-se a chamada “guerra total”, em que os países envolvidos mobilizavam todos os seus recursos humanos e econômicos para sustentar o conflito.
2. Why Don’t I Go?
Por que eu não vou? O 148º Batalhão precisa de mim.”
No cartaz em questão, o dever cívico sendo utilizando como forma de convencimento ao alistamento militar voluntário.
Propagandas na 2º Guerra Mundial
Durante a Segunda Guerra Mundial, as propagandas produziram objetivos claros: apresentaram uma visão demonizada do inimigo e destacaram os aspectos negativos de seus regimes. Além disso, essas obras buscavam ressaltar o nacionalismo na própria população, com o objetivo de incentivar as pessoas a contribuir para a guerra.
Na Segunda Guerra Mundial, começaram a utilizar documentários como propaganda, dentro os principais se encontram:
- Der Fuehrer’s Face
Der Fuehrer’s Face é um curta-metragem da Disney, lançado em 1943. A tradução de seu nome para o português é A Face do Führer. Esse curta-metragem apresenta o personagem Pato Donald como um cidadão da Alemanha Nazista.
A imagem do regime nazista apresentada retrata a falta de alimentos, a doutrinação constante, que forçava o personagem a gritar “Heil Hitler” a todo momento. Além disso, o personagem tem uma carga exaustiva de trabalhos.
Mas ao final do curta, toda a trajetória de Pato Donald na Alemanha Nazista é apenas de um pesadelo, e ele acorda comemorando o fato de ser um cidadão americano. Assim, há nessa parte uma exaltação dos valores da sociedade americana, como a liberdade.
2. Fascist Boot Won’t Trample the Soil of Our Motherland
Ivan Ivanov-Vano e Alexander Ivanov produziram esse curta-metragem soviético em 1941. A tradução livre do título em inglês é Bota fascista não pisará o solo da nossa pátria-mãe. Esse foi um de uma série de curtas-metragens produzida pela União Soviética durante a luta contra a Alemanha Nazista.
Em resumo, o curta apresenta uma bota com a suástica estampada marchando por diversos países da Europa, como forma de apresentar o expansionismo nazista. Durante essa marcha, mostrou-se nazistas bombardeando diversos locais da Europa e apresentou-se uma mensagem sobre os nazistas: “O fascismo trouxe destruição, fome e morte para milhões de pessoas.”
Então a ideia central desse vídeo é apresentar o inimigo de maneira demonizada e instigar o sentimento patriótico de quem o assiste.
Guerra Fria
A Guerra Fria foi um período de tensão permanente entre os Estados Unidos e a União Soviética que se estendeu de 1947 a 1991.
Pois foi um período de conflitos por áreas de influência o que gerou confrontos armados e derrubadas de governo, e pela disputa armamentista e tecnológica que alimentou a corrida espacial e os testes atômicos em todo planeta.
Os Estados Unidos e União Soviética utilizaram diversas mídias para divulgar suas ideologias e destruir os oponentes: cartazes de rua, folhetos, revistas, jornais, etc.
A propaganda e a guerra ideológica provocaram a perseguição de cidadãos que não se alinhavam ao sistema, acusando-os de subversão e traição, resultando em perda de emprego, prisão e, em alguns casos, pena de morte, em ambos os lados.
Propagandas na Guerra Fria
- Isso é o amanhã: América sob o comunismo
A bandeira Americana no cartaz significa que o país está em perigo. Ou seja, a propaganda quer dizer que o futuro dos Estados Unidos está ameaçado pelos comunistas que vão dominar sua população e destruir o país.
2. Nous Sommes Bien Heureux (estamos muito felizes)
A charge em questão faz uma dura crítica ao regime comunista denunciando a miséria do trabalhador russo e coerção e repressão a que ele estava submetido pelas forças policias militares do Estado soviético. O revolver e o chicote são armas para obrigar o cidadão a colaborar com o sistema.
Guerra do Iraque
A Guerra do Iraque ou Operação Liberdade do Iraque, como ficou conhecida oficialmente, foi um conflito que teve início dia 20 de Março de 2003, quando a coalizão militar multinacional encabeçada pelos Estados Unidos e Inglaterra, amparadas por contingentes da Austrália, Dinamarca e Polônia, invadiram o Iraque.
Isso ocorreu após os EUA sofrerem com os atentados de 11 de setembro. Pois foi depois do ataque eles decidiram empreender uma “guerra contra o terror” apontando os governos que poderiam representar riscos à paz mundial.
Nesse sentido, o presidente norte-americano George W. Bush e seu Conselho de Estado passaram a fazer uma campanha política pregando a intervenção no chamado “eixo do mal”. Entre os países que compunham esse grupo, estaria o Iraque, na época, liderado pelo ditador Saddam Hussein.
A Guerra terminou no dia 15 de dezembro de 2011, com a saída das ultimas tropas estadunidenses. Com a derrota de suas forças, Saddam Hussein (1937-2006) foge. Por fim, ele foi capturado pelas forças da coalizão e processado por crimes contra a humanidade e condenado à pena de morte.
Propaganda na Guerra do Iraque
A Guerra do Iraque foi uma guerra mais agressiva, com o objetivo principal de ameaçar o oponente. Dessa forma não teve muitas propagandas durante o conflito, no entanto, foi produzido o filme Sniper Americano, baseado na história de um dos militares que participou da Guerra, conhecido como o atirador mais letal dos EUA.
- Sniper Americano
Adaptado do livro “American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History” (Sniper Americano: A autobiografia do atirador mais letal da história militar dos EUA). O filme conta a história real de Chris Kyle, que foi um atirador de elite das forças especiais da marinha americana.
Durante cerca de dez anos ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação na Guerra do Iraque.
Guerra Ucrânia X Rússia
A Guerra entre a Rússia e a Ucrânia é um conflito em curso no leste da Europa que teve início em 24 de fevereiro de 2022. Após um período prolongado de crescente tensão entre os dois países, as forças russas invadiram a Ucrânia, concentrando seus ataques em áreas próximas à capital ucraniana, Kyiv, bem como em pontos estratégicos em todo o território ucraniano.
A Ucrânia lançou um contra-ataque em meados de 2022, resultando em alguns recuos russos. Mas a Rússia ainda mantém o controle sobre vastas áreas no leste e sul da Ucrânia. Assim, mais de um ano após o início do conflito, os ataques persistem, causando um alto número de baixas, incluindo dezenas de milhares de mortos e feridos. Além disso, aproximadamente 8 milhões de ucranianos tornaram-se refugiados, buscando asilo e proteção em outros países europeus.
Estratégias na Guerra Ucrânia X Rússia
Enquanto tanques russos atolavam na lama perto de Kiev, no início do ano passado, e as consequências econômicas da Guerra da Ucrânia começavam a ser sentidas, o governo da Rússia estava operando com precisão: a propaganda política na televisão.
- Propaganda na televisão
Dois terços dos russos tem na televisão sua principal fonte de notícias, e a influência VGTRK se estende para outros veículos de mídia.
Diariamente, o Kremlin elabora uma lista de tópicos que as emissoras devem cobrir. Os líderes seniores da VGTRK e outras organizações recebem esse documento conhecido como ‘temnyk’, que delineia os temas que o Kremlin quer que sejam tratados, sob ótica positiva ou negativa.
2. Criação de Jogos
Na popular plataforma de jogos Roblox, um usuário criou um conjunto de forças do Ministério do Interior, em junho do ano passado, para marcar o feriado nacional do Dia da Rússia.
Os jogos criados e os sites de discussão, como Discord e Steam, estão se tornando plataformas online para a “agitprop” russa. Levando a um público novo e majoritariamente jovem, uma enxurrada de propaganda usada pelo Kremlin para tentar justificar a guerra na Ucrânia.
Nesse mundo virtual, os jogadores adotaram a letra Z (um símbolo das tropas russas que invadiram o território ucraniano no ano passado). E apoiaram reivindicações russas sem base legal sobre a posse de territórios na Crimeia e em outras regiões e repetiram tentativas do presidente russo, Vladimir Putin, de associar ucranianos a nazistas e culpar o Ocidente pelo conflito.
Guerra Israel-Hamas
O grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou neste 7 de outubro um ataque surpresa a Israel, matando mais de 1.400 e capturando reféns. Israel reagiu com bombardeios que já mataram mais de 4.000 e, em 14 de outubro, anunciou uma breve ofensiva por ar, terra e mar contra o território.
Embora o ataque do Hamas de 7 de outubro tenha sido inesperado, ocorreu num momento de crescentes tensões entre Israel e palestinos.
Este ano foi o mais mortífero já registrado para os palestinianos que vivem na Cisjordânia ocupada por Israel, o que poderia ter motivado o Hamas a atacar Israel.
O grupo extremista palestino também pode ter procurado obter uma vitória de propaganda significativa para aumentar a sua popularidade.
Estratégia de Hamas
Desde o dia 07 deste mês, o Hamas tem difundido numerosos atos de violência através de fotos e vídeos.
“É intencional: o objetivo é gerar um sentimento de impotência, paralisia e humilhação”, explicou Michael Horowitz, analista de segurança da consultoria Le Beck International.
- Divulgação intencional
Em um vídeo que se tornou viral, uma jovem aparece nua, aparentemente inconsciente, na parte de trás de uma caminhonete em meio aos gritos de homens armados.
Sua mãe a identificou como Shani Louk, uma jovem israelense-alemã de cerca de 20 anos que participava de uma festa “rave” no sábado, que se transformou em um massacre no deserto. Segundo uma ONG israelense, o Hamas chacinou cerca de 250 pessoas que estavam na festa.
Essas estratégias utilizadas não são novas para o Hamas segundo o pesquisador Ruslan Trad, do laboratório de análise digital do Atlantic Council (DFRLab). Mas estão “muito mais sofisticados” e “sem precedentes nesta escala” devido ao grande número de vítimas israelenses, algo também inédito.
A importância da propaganda
Podemos concluir que a propaganda é uma narrativa complicada de como as sociedades moldam suas percepções e influenciam suas escolhas. Vimos que desde a Revolução Industrial até os dias de hoje ela tem sido utilizada como uma estratégia para comunicar, persuadir e mobilizar. Seja nas guerras mundiais ou nos conflitos mais recentes, é visível que a propaganda desempenha um papel fundamental em nossa vida.
No entanto, à medida que tecnologia continua a avançar e as informações se tornam mais acessíveis, a propaganda também vai evoluir. Nos conflitos de hoje, as estratégias, propagandas e disseminações de informações pelas mídias sociais têm um forte impacto na sociedade.
Por essa razão, é preciso ter em mente que precisamos ser críticos e cuidadosos com as mensagens e notícias que chegam até nós.
A propaganda é capaz de unir ou dividir e de esclarecer ou enganar. Assim, cabe a cada um utilizar essa estratégia de forma responsável. No momento em que compreendemos sua influência, podemos criar um futuro onde a propaganda é utilizada de forma positiva, promovendo valores e causas que unam, informem e inspirem.
A história nos mostra a importância dessa estratégia, mas é nossa responsabilidade definir como a utilizamos.
Assim, se você quer saber como criar propagandas de forma inteligente para melhorar suas estratégias, cadastre-se no formulário abaixo!