Por que as Soft Skills são indispensáveis para o profissional do futuro?

Por | Social Media na Uníntese |


Você sabe o que são soft skills? Se ainda não, nós vamos te explicar neste texto o porquê de você ter que levá-las em consideração se o seu objetivo é ter uma carreira de sucesso.

No caso de você não saber exatamente do que estamos falando, vale a pena acompanhar este texto e entender de uma vez por todas o quanto as soft skills podem ser determinantes para conseguir um ótimo emprego ou até mesmo promoção na empresa onde trabalha.

O que são Soft Skills?

Soft Skills é uma expressão que se for traduzida literalmente do inglês significa “habilidades suaves”. No entanto, na prática, dentro do ambiente empresarial, trata-se de uma série de habilidades comportamentais. Enquanto as Hard Skills são as habilidades técnicas de uma determinada profissão, as Soft Skills dizem respeito a competências como capacidade de comunicação, liderança, responsabilidade, organização, entre outras.

Qual a importância de desenvolver habilidades comportamentais?

Imagine um cenário dentro de uma empresa em que duas pessoas desempenham a mesma função. O gestor pode promover uma delas, e ambas têm ótimo conhecimento técnico da área (hard skills), mas uma tem ótima relação com a equipe, apresenta soluções e tem comunicação eficiente (soft skills). Já a outra pessoa perde muito tempo reclamando do trabalho, não tem bom relacionamento com os colegas e apresenta dificuldades em se comunicar.

Quem você acha que será promovido? Provavelmente, a pessoa que apresenta um comportamento mais alinhado às necessidades da empresa.

Entendeu por que as soft skills são diferenciais nos dias de hoje?

O site de recrutamento Gupy selecionou 10 das Soft Skills mais desejadas nos profissionais. São todas habilidades que podemos desenvolver e incorporar com o tempo:

1 – Princípios éticos;

2 – Confiança;

3 – Atitude positiva;

4 – Motivação;

5 – Trabalho em equipe;

6 – Organização e gestão do tempo;

7 – Capacidade de trabalhar sob pressão;

8 – Comunicação;

9- Flexibilidade;

10 – Segurança.

Já o site CareerBuilder promoveu um estudo, no qual 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas. 

Como desenvolver essas habilidades?

Conforme dissemos anteriormente, as habilidades comportamentais são incorporadas aos poucos, e por isso precisamos entende-las como um processo contínuo de evolução. No entanto, algumas dicas são importantes para trazer a cultura das soft skills para sua vida.

1 – Busque constantemente o conhecimento

Num mundo onde as coisas mudam rapidamente, não é difícil ficarmos desatualizados em nossas áreas de atuação. Isso acaba gerando ansiedade e insatisfação no profissional. Para evitar que isso aconteça, busque constantemente o conhecimento, atualização. Dessa forma, você se mantém motivado na profissão e na execução de tarefas desafiadoras.

2 – Tenha disciplina e busque a organização

Pessoas disciplinadas e organizadas tendem a obter mais sucesso quando desempenham tarefas. Se você tem dificuldade em manter uma rotina organizada, comece aos poucos, listando as atividades que precisa desempenhar. Estabelecendo um prazo para a conclusão. Você perceberá que, em pouco tempo, estará incorporando a disciplina na rotina, mais do que imagina.

3 – Aprenda a escutar o que os outros têm a dizer

A chave do sucesso de muita gente está na troca de conhecimentos, de escutar o que outras pessoas têm a dizer. A habilidade de entender a perspectiva dos colegas é muito enriquecedora e nos torna mais próximos de uma das soft skills mais valorizadas: o espírito de equipe. Sem dizer que muitas vezes, um colega tem a solução para um problema que você eventualmente possa estar enfrentando. Ser uma pessoa de fácil acesso e comunicação fluída pode ser um diferencial incrível no trabalho e na vida!